Enac

CNJ abre inscrições para Exame Nacional dos Cartórios, exigência para futuros concursos

Para participar dos próximos concursos de Cartórios os candidatos deverão possuir aprovação no Enac

Por Redação 799
Comentários (0)

30/01/2025 09h06 - Atualizado há 1 mês
Sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Notícias do Tocantins – Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional dos Cartórios (Enac). Os concursos de Cartórios agora exigirão aprovação no exame para habilitar candidatos à inscrição.

O Enac é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por intermédio da Comissão do Exame, em conjunto com a banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O prazo de validade do certificado de habilitação é de seis anos, contado da data da divulgação do resultado definitivo do exame.

Para se inscrever no Enac, o candidato precisa ser bacharel em direito, com diploma registrado em instituição pública ou particular de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, ou ter exercido, por 10 anos, a função em serviços notariais ou de registros. Os requisitos poderão ser comprovados até o dia 13 de junho de 2025.

Prova

A prova está marcada para as 14h do dia 13 de abril. Com duração de cinco horas, o exame será realizado nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Vitória/ES e Teresina/PI.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas no site da FGV até as 16h do dia 27 de fevereiro. No ato da inscrição, o candidato deverá informar a cidade que pretende realizar a prova.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 150, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 28 de fevereiro.

A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada no período das 16h de 29 de janeiro às 16h de 31 de janeiro, pelos seguintes candidatos:

  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

  • doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde; e

  • pessoas com renda igual ou inferior ao limite de isenção do imposto de renda de pessoa física, com devida comprovação.

  • Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsAppTelegramFacebookThreads e Instagram.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.