Política

Advogado quilombola entra na disputa por uma vaga de deputado estadual do Tocantins

Ele fala sobre as principais motivações para aceitar a pré-candidatura.

Por Redação 1.255
Comentários (0)

02/08/2022 17h10 - Atualizado há 1 ano
Duminguim durante encontro com apoiadores

Pré-candidato a deputado estadual, Domingos Rodrigues da Silva, mais conhecido como Duminguim, percorre os municípios tocantinenses para dialogar com lideranças e apresentar seu projeto de trabalho para todo o estado.

Ele é advogado, membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), secretário geral afastado do Sindicado dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), negro quilombola, pessoa com deficiência e ex-líder estudantil.

Com conhecimento prático das lutas que já enfrentou, Duminguim destaca várias conquistas, o que, segundo ele, reforçou o desejo de aceitar o desafio da pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Saúde

Na saúde, enquanto secretário geral do Sintras, auxiliou diversos profissionais na regularização e obtenção de direitos, os quais foram concedidos em folha de pagamento recentemente.

Educação

Enquanto líder estudantil, foi presidente do grêmio Livre Estudantil, do Colégio Dom Pedro I, hoje Colégio Estadual Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo.

Participou da União Metropolitano dos Estudantes Secundarista de Palmas (UMESP), chegou à presidência da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-TO) e foi membro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)

Na universidade, chegou à presidência do Diretório Central Estudantil da Universidade de Gurupi (DCE UNIRG).

OAB

Na OAB, representando a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na Comissão de Igualdade Racial, atuou como presidente da comissão e conseguiu viabilizar a titulação de 1 mil hectares de terras dos quilombolas da Barra da Aroeira, que agora podem chamar a área de sua.

Quilombolas

Filho de Pompeu Rodrigues e Ambrosina Rodrigues da Silva, descendente de José Félix Rodrigues, vencedor da Guerra do Paraguai, patriarca da família Rodrigues, Duminguim nasceu na comunidade quilombola Barra da Aroeira e hoje, como primeiro advogado da comunidade, presta serviços de forma Pro Bono como advogado da associação.

“É para defender todas essas causas que eu aceitei a pré-candidatura e aguardo a convenção estadual que ocorrerá no dia 5 de agosto deste ano, em Lavandeira, para seguirmos ou elaborarmos outras estratégias, mas já estamos trabalhando diariamente para o bem comum da população”, destacou o pré-candidato.

O que é Pro Bono?

Pro Bono é uma expressão latina que significa “para o bem”, logo, o termo nada mais é do que uma atividade voluntária exercida pelo profissional de advocacia.

Domingos Rodrigues da Silva, o Duminguim
Duminguim durante encontro com apoiadores

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.