Alan Barbiero

Candidato propõe teleférico ligando o Morro do Chapéu e Jardim Zoobotânico de Palmas

O objetivo é fomentar o turismo na região através do projeto Caminho de Palmas.

Por Redação 1.024
Comentários (0)

06/10/2020 08h25 - Atualizado há 3 anos
Morro do Chapéu em Palmas

Com objetivo de atrair turistas do Brasil e do mundo inteiro, o candidato a prefeito da Capital do Tocantins, Alan Barbiero (Podemos) propõe a criação do projeto 'Caminho de Palmas'.

Com teleférico que ligue a parte baixa de Palmas ao Morro do Chapéu, o projeto consiste em conectar os mirantes do Parque Estadual de Lajeado desde o Limpão até o Morro do Segredo. “Temos como fazer esse projeto muito bem elaborado, respeitando o meio ambiente e valorizando as belezas naturais que Deus deu a Palmas”, ressalta Alan Barbiero.

No meio dessa conexão, será criado o Jardim Zoobotânico de Palmas. Em Santiago da Compostela, na Espanha, um projeto semelhante foi implantado e desenvolveu o turismo de toda a região. Para Alan Barbiero, o Caminho de Palmas tem tudo para fortalecer o artesanato local, pois a passagem dos turistas fará com que eles comprem a produção local.

Além disso, Alan Barbiero afirma que o caminho, para ser feito a pé, contaria com pequenas pousadas, observatórios de pássaros e até de animais silvestres, sempre respeitando a legislação ambiental. “Nós temos como fazer isso virar uma grande atração, unindo respeito à flora com turismo e desenvolvimento econômico”, destaca o candidato, que prevê uma central de acolhimento ao turista no centro urbano de Taquaruçu, qualificando a estrutura que já existe no distrito.

Por ser longo demorar alguns dias para poder completá-lo na integralidade, o Caminho de Palmas abre espaço para um refúgio espiritual e introspectivo com a natureza, seja por questão religiosa ou outra motivação. O lugar também é propicio para prática de esportes como parapente, com pista no Morro do Machado, rapel e escalada.

“Palmas é uma cidade de uma energia muito positiva. O Caminho de Palmas une natureza, crença espiritual, esportes radicais e turismo. Também será o local ideal para quem pensar na vida e fazer reflexões para o futuro”, explica Alan Barbiero.

Belezas naturais

O candidato ainda elogia as potencialidades de outras potencialidades que o Caminho de Palmas terá, como as belezas de Buritirana, Taquaruçu, Vale do Vai Quem Quer e Morro do Chapéu. “Levaremos os turistas aos para conhecer as cachoeiras de Taquaruçu, vamos até o Vale do Vai Quem Quer e terminaremos ali no Morro do Chapéu. Será um lugar maravilhoso que eu tenho certeza que incrementará a nossa economia, fomentará o turismo, mas principalmente nos garante o desenvolvimento sustentável preservando a natureza”, destaca.

Contando com todas as instalações e somando o trajeto completo, o Caminho de Palmas terá 180 quilômetros de extensão. No Brasil, o Rio de Janeiro sedia o Caminho do Império, na região de Petrópolis, e, Cidade de Goiás, possui o Caminho Cora Coralina.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.