Eleições 2022

Grupo de Irajá registra 2 candidatos a senador; oposição vê estratégia para beneficiar Kátia

Exemplo dessa estratégia política ocorreu em Palmas nas eleições de 2020.

Por Arnaldo Filho 2.514
Comentários (0)

15/08/2022 16h03 - Atualizado há 1 ano
Senadores Kátia e Irajá, mãe e filho

O Tocantins registrou um número recorde de candidatos ao Senado Federal nas eleições de 2022. São 12 nomes na corrida pela única vaga em disputa, conforme dados do site DivulgaCand, e chamou a atenção o registro de 2 candidaturas na coligação do candidato a governador Irajá (PSD), mesmo tendo sua mãe, a senadora Kátia Abreu (PP), como candidata à reeleição.

Nem o eleitor e nem mesmo a classe política entenderam quando Irajá decidiu se lançar candidato ao Governo do Estado, pois o senador havia declarado apoio a Osires Damaso (PSC) para governador e retirou o apoio na última hora, desmoronando a candidatura do então aliado.

Para a oposição, a explicação para a atitude de Irajá ficou clara só agora, depois que o Avante e o PRTB oficializaram candidaturas ao Senado, sendo que os partidos estão na mesma coligação.

O PRTB, partido ligado à família Abreu, lançou o apresentador de TV, Vanderlan Gomes, como candidato ao Senado, tendo como suplentes o presidente do partido no Estado, Fred Lustosa, e segundo suplente, Amitai Silva Lima, mais conhecido como Alemão. Vanderlan já afirmou que não será candidato, mas teve o nome registrado mesmo assim pelo PRTB.

Já o Avante, outro partido ligado à família Abreu, traz como candidato ao Senado o Bispo Guaracy, tendo Wilson Souza como 1º suplente e Arthur Maia na 2ª suplência. Atualmente, Guaracy é o primeiro suplente da senadora Kátia e tomou posse recentemente no Senado.

Um líder de um dos grupos políticos que está na corrida ao Palácio Araguaia avaliou que a estratégia de Irajá é ajudar a pulverizar os votos para o Senado. Com um número maior de candidatos, é possível que o próximo senador precise de um percentual menor de votos para se eleger.

Um exemplo dessa estratégia política ocorreu em Palmas nas eleições de 2020, quando a prefeita Cinthia Ribeiro foi reeleita com apenas 36,2% dos votos válidos numa disputa com 12 candidatos.

“Um número maior de candidatos ao Senado, teoricamente, favoreceria Kátia Abreu, que precisaria de menos votos para se eleger”, avaliou o líder político ouvido pelo AF Notícias ao citar que a senadora tem alta rejeição, segundo as recentes pesquisas eleitorais, situação que representa um limitador de votos.

Kátia foi reeleita ao Senado em 2014 com 282.052 votos, uma diferença de menos de 6 mil votos para o segundo colocado Eduardo Gomes, que na época teve 276.120 votos. Em 2018, quando disputou a eleição suplementar para o Governo, Kátia conseguiu 90.033 votos (15,6% dos votos válidos), ficando em 4º lugar no pleito. Por isso, a eleição deste ano representa um desafio ainda maior para a senadora.

Kátia lançou candidatura independente ao Senado, sem declarar apoio a nenhum candidato a governador, porém, a oposição não acredita que mãe e filho ficarão separados nas eleições, resposta que só o tempo dará!

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.