Eleições

Em sabatina, Leador promete investir em pequenas associações e empresas em Araguaína

Demais candidatos participarão da sabatina nos dias 21, 22 e 23 de outubro.

Por Redação
Comentários (0)

20/10/2020 11h41 - Atualizado há 3 anos
Leador Machado

O juiz do trabalho aposentado Leador Machado (PT), de 59 anos, foi o primeiro candidato a prefeito de Araguaína a participar da sabatina realizada pela Associação Comercial e Industrial da cidade, a Aciara, nesta segunda-feira (19).

Das 32 perguntas selecionadas pela comissão da sabatina, 20 foram sorteadas sobre gestão pública, saúde, educação, infraestrutura, empreendimento, segurança pública, social e meio ambiente.

Propostas

Entre os projetos apresentados durante a sabatina, o candidato falou sobre como deseja fomentar a economia local. “Araguaína tem uma situação privilegiada porque ela encontra-se no que chamamos Portal da Amazônia. E essa questão ambiental é fundamental para começarmos a discutir a nova vocação que Araguaína tem de assumir. Nós temos a pretensão de investir aqui em Araguaína num projeto de transição ecológica, que está previsto no princípio do Partido dos Trabalhadores. Investir especialmente na vocação cultural da cidade”, enfatizou.

O juiz também respondeu sobre capacitação da mão de obra. “O nosso projeto inclui a questão da transição para uma economia solidária. Nós queremos investir em pequenas cooperativas e pequenas associações, em grupos de pequenas empresas na área do transporte e da saúde, por exemplo. Investir na agricultura familiar, agricultura urbana para que a gente consiga absorver essa mão de obra que está sendo dispensada”, disse Leador.

A creche de tempo integral também está entre os projetos do candidato na área da educação. “Isso está explicitado no nosso programa de governo. Esse cuidado que nós vamos ter na área da educação, em todos os segmentos, especialmente da pré-escola e creches, exatamente porque é uma necessidade da mãe trabalhadora. A questão da creche é uma de nossas propostas. É uma de nossas grandes ambições”, explicou o candidato do PT.

Projeto da Aciara

A sabatina faz parte do projeto ‘Aciara nas Eleições 2020’ e tem o objetivo de abrir espaço para os candidatos falarem de seus projetos para a cidade e, principalmente, para o setor empresarial.

Após a sabatina, Leador Machado destacou a importância da iniciativa da Aciara em promover o evento. “É fundamental porque queremos estabelecer um diálogo com todas as entidades e comerciantes, e essa iniciativa da Aciara facilita muito isso. Acho que foi um debate rico, um debate onde pudemos colocar nossas ideias e projetos”, concluiu Leador Machado.

O presidente da comissão da sabatina e diretor da Aciara, Dearley Kuhn, avaliou a participação do primeiro sabatinado. “Foi uma oportunidade muito boa para o candidato expor o seu plano de governo, direcionado para toda a população e especialmente para os empresários da cidade. Eu acho que o objetivo foi alcançado com essa primeira entrevista. Eu acredito que os próximos candidatos, ao analisarem essa sabatina, poderão se preparar porque foi muito bem feita. O candidato, inclusive, demonstrou a qualidade de suas respostas. A gente acredita que vai ajudar muito a população geral a escolher o seu candidato”, disse Kuhn.

Para a presidente da Aciara, Hélida Dantas, a entidade cumpre com seu papel social. “Esse projeto visa, acima de tudo, o estabelecimento da democracia porque nós achamos que todas as propostas têm de ser ouvidas e assim o eleitor terá condições de escolher aquele que está mais aderente a sua forma de pensar e do que espera como projeto de governo para a cidade. Tivemos a primeira experiência com o candidato e ficamos satisfeitos. Acreditamos que o projeto será um momento rico para todos: empresários, empreendedores e a população em geral”, destacou.

Próximos participantes

21/10 – Wagner Rodrigues (SD)

22/10 – Hugo Mendes (PRTB)

23/10 – Elenil da Penha (MDB)

Sabatina do candidato ocorreu nesta segunda, 19
Sabatina foi promovida pela Aciara

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.