Eleições 2022

Tabocão, Vicentinho ou Laurez: quem tem mais chances de ser o vice de Wanderlei?

As articulações nos bastidores já andam a todo vapor.

Por Conteúdo AF Notícias 1.283
Comentários (0)

24/03/2022 16h20 - Atualizado há 2 anos
A largada já foi dada e os proponentes se movimentam para garantir seu lugar ao sol

Após ter assumido definitivamente o comando do Governo do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa intensificou ainda mais sua agenda política com o objetivo de construir o caminho para a reeleição em outubro deste ano.

Entre compromissos oficias e reuniões políticas, o chefe do Palácio Araguaia tem aglutinado ao seu redor nomes tradicionais e outros mais contemporâneos.

Uma das definições é o nome da senadora Kátia Abreu (PP) como pré-candidata à reeleição na chapa governista. Ela trouxe para o seu partido a Família Vicentinho, pai e filho, o ex-senador Vicentinho Alves e o deputado federal Vicentinho Júnior.

Falta agora definir quem será o candidato a vice-governador. Conforme apurado nos bastidores, alguns deputados teriam sido sondados, mas eles preferem continuar no Legislativo, seja estadual ou federal.

Três nomes estão entre os mais sondados atualmente para o cargo de vice-governador: o empresário Edson Tabocão (PSD) - novato na política; o ex-senador Vicentinho Alves (PP) e o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT).

Edson Tabocão

Muito ligado aos senadores Irajá e Kátia Abreu, o empresário Edson Tabocão é dono de uma das maiores redes de postos de combustíveis do país e se filiou ao PSD de Irajá no final de 2021, quando chegou a ser anunciado como pré-candidato ao governador.

Tabocão é bem relacionado no meio político e tem musculatura econômica para injetar recursos na campanha eleitoral, um ponto positivo para quem deseja ser vice. Alêm disso, teria a 'bênção' de dois senadores. 

Vicentinho Alves

O retorno do ex-senador Vicentinho Alves aos holofotes políticos o colocou também no páreo como um possível candidato a vice-governador. Recém-filiado ao Progressistas de Kátia Abreu, Vicentinho conhece o estado de norte a sul, além de ter um filho deputado federal e outro prefeito.

Durante sua filiação, Vicentinho rasgou elogios a Wanderlei e afirmou que está comprometido com a reeleição de seu conterrâneo. Ele já estaria percorrendo os municípios para tentar restabelecer antigas alianças.

Contudo, políticos próximos a Vicentinho afirmam que o projeto dele é outro e está mais focado na reeleição do filho - Vicentinho Júnior.

Laurez Moreira

Apesar de não ter emplacado o seu sucessor em Gurupi nas ultimas eleições municipais, o ex-prefeito Laurez Moreira, agora no PDT, depois de ter passado pelo PSB e Avante, é outro nome sondado para vice, mas a chegada de Tabocão e Vicentinho ao grupo governista reduziu seu favoritismo.

Até outro dia, Laurez estava mais alinhado com o pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) e o senador Eduardo Gomes (MDB), e até tinha planos de encabeçar uma majoritária contra Wanderlei Barbosa.

Porém, de repente, Laurez pulou dentro do Palácio Araguaia e articulou para que seu sobrinho, o suplente de deputado Gutierres Torquato, assumisse uma cadeira na Assembleia Legislativa na vaga de Ricardo Ayres, que tirou licença para ser secretário na gestão de Wanderlei.

Alguns políticos avaliam que Laurez tomou uma decisão prematura, ou seja, se entregou antes da hora e perdeu sua força para articular espaço na chapa majoritária. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.