Eleições 2022

Justiça Eleitoral faz penúltimo ciclo de manutenção preventiva das 4.741 urnas do Tocantins

Essa é a quinta de seis revisões que os equipamentos terão antes das eleições  

Por Gláucia Mendes
Comentários (0)

14/07/2022 11h33 - Atualizado há 1 ano
urna eletrônica

A Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou nesta semana, o 5º ciclo de manutenção preventiva das urnas eletrônicas para as Eleições de 2022. O processo é realizado a cada quatro meses com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos durante as eleições. Em todo Estado serão disponibilizados 4.741 equipamentos.

Neste ciclo, as urnas passam pelo Sistema de Teste Exaustivo (STE), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que realiza a exercitação dos componentes eletrônicos. Outro procedimento é carregar as baterias para garantir o máximo tempo de vida útil.

De acordo com o chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE), Eduardo Koelln, essa manutenção preventiva é feita em seis ciclos em ano eleitoral. "Cinco ciclos são feitos na Central de Urnas Eletrônicas e o sexto ciclo é realizado quando as urnas são encaminhadas para as Zonas Eleitorais. Cada ciclo prioriza a revisão de determinados componentes do equipamento”.

Eleições

As eleições para escolha de Presidente, Governador, Deputados federais estaduais e senadores acontecerá em primeiro turno no dia 02 de outubro. O segundo turno está previsto para o dia 30, do mesmo mês. A diplomação dos eleitos acontece em dezembro, para tomarem posse no ano seguinte, cumprindo mandatos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.