Em Palmas

Após 90 dias de debates, Fábio Vaz encerra Caravana Pensar Tocantins e entrega carta a Dorinha

Documento reúne propostas colhidas em diferentes regiões do Estado.

Por Redação
Comentários (0)

04/08/2026 09h18 - Atualizado há 6 dias
Fábio Vaz entrega Carta-Compromisso pela Educação a Dorinha

Notícias do Tocantins - O pré-candidato a deputado federal Fábio Vaz (Republicanos) encerrou, nesta segunda-feira (03/08), em Palmas, uma série de agendas realizadas durante 90 dias pelo Tocantins com a entrega de uma carta de propostas para a educação à senadora e pré-candidata ao Governo do Estado, Professora Dorinha (União Brasil).

O documento foi apresentado durante uma edição especial do projeto Pensar Tocantins, que reuniu ainda o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o senador Eduardo Gomes (PL), parlamentares, gestores municipais, profissionais da educação e pré-candidatos.

Dorinha assinou a chamada Carta-Compromisso pela Educação. Eduardo Gomes também aderiu ao documento durante o evento. A proposta, segundo Fábio Vaz, é contribuir com a elaboração do plano de governo da senadora e defender a continuidade de políticas educacionais adotadas no Estado.

O encontro também serviu para reforçar a pré-candidatura de Fábio à Câmara dos Deputados, com discursos que destacaram sua passagem pela Secretaria de Estado da Educação e sua ligação com os servidores da área.

Propostas reunidas durante caravana

Segundo Fábio, a carta foi elaborada a partir de sugestões recolhidas durante três meses de viagens por diferentes regiões do Tocantins.

A caravana passou por escolas, universidades, igrejas, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, associações, sindicatos e áreas rurais. Além da educação, os encontros abordaram demandas relacionadas à saúde, assistência social, agricultura, cultura e desenvolvimento regional.

Quanto mais a gente escuta, mais preparado fica para servir. Foi ouvindo que construímos essa carta”, afirmou.

Apesar de a educação ter sido apresentada como o principal eixo do documento, Fábio declarou que as propostas também refletem problemas identificados em outros setores.

Essa carta reúne aquilo que o povo do Tocantins nos disse. Ela nasce da experiência de quem vive os problemas todos os dias e representa um compromisso com a continuidade dos projetos que deram certo e com aquilo que ainda precisa avançar”, declarou.

Dorinha assina compromisso

Após receber o documento, Professora Dorinha afirmou que pretende manter a educação como uma das prioridades de seu projeto para o Governo do Tocantins.

A senadora citou a recuperação de obras escolares, a retomada de investimentos na rede estadual e a necessidade de articulação entre o Governo do Estado, os municípios e o Congresso Nacional.

Dorinha também defendeu a eleição de Fábio Vaz para a Câmara dos Deputados, destacando a atuação dele quando comandou a Secretaria de Estado da Educação.

Eu sei o que você fez pela educação do Tocantins e conheço a sua dedicação. A educação transformou a minha vida e continua sendo o maior instrumento de transformação que um estado pode oferecer ao seu povo”, afirmou.

Wanderlei pede continuidade

O governador Wanderlei Barbosa relacionou resultados recentes da educação estadual ao trabalho desenvolvido por Fábio Vaz e Professora Dorinha, que já comandaram a pasta.

Durante o discurso, o governador pediu apoio dos profissionais da educação ao grupo político representado no encontro.

Nós conseguimos transformar indicadores, recuperar direitos, realizar concurso público e retomar investimentos porque tivemos pessoas comprometidas com essa causa. Agora precisamos dar continuidade a esse trabalho”, declarou.

O senador Eduardo Gomes também assinou a carta e afirmou que pretende contribuir no Congresso Nacional com medidas relacionadas à valorização das carreiras públicas e ao fortalecimento da educação. “Quem faz compromisso com a educação faz compromisso com o Tocantins”, disse.

Trajetória política e profissional

Fábio Vaz também utilizou o evento para apresentar sua trajetória pessoal e profissional. Ele relatou que é filho de professora e de trabalhador rural, estudou enquanto trabalhava e exerceu funções como recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, guarda metropolitano de Palmas e professor da rede estadual.

Antes de assumir a Secretaria de Estado da Educação, Fábio atuou como professor contratado e, posteriormente, como servidor efetivo. Ele afirmou que essa experiência influenciou a realização da caravana e a elaboração do documento.

A política só faz sentido quando nasce da escuta. Foi ouvindo que construímos esse documento e entendemos os desafios do Tocantins”, afirmou.

Participaram do evento a secretária estadual da Educação, Celestina Souza, os deputados estaduais Léo Barbosa, Cleiton Cardoso e Marcus Marcelo, prefeitos, pré-candidatos e representantes do setor educacional.

Fábio Vaz reúne lideranças e apresenta propostas para a educação do Tocantins
Após percorrer o Estado, Fábio Vaz apresenta propostas e pacto pela educação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.