Na reta final

Com farmacêuticos e Liga Sindical, Dorinha discute saúde, indenizações e diárias dos servidores

Farmacêuticos defendem mais segurança no uso de medicamentos.

Por Redação
Comentários (0)

03/10/2026 09h59 - Atualizado há 1 semana
Dorinha recebeu representantes sindicais dos servidores públicos.

Notícias do Tocantins - A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União Brasil), recebeu nesta sexta-feira (02/10) representantes de duas entidades para discutir propostas voltadas à saúde pública e ao funcionalismo estadual.

Em reuniões separadas, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) apresentou medidas para reforçar a assistência farmacêutica no SUS, enquanto a Liga Sindical Tocantinense (LIGA-TO) levou demandas relacionadas às indenizações pagas a servidores e à revisão dos valores das diárias.

As duas agendas fazem parte da reta final da campanha e colocaram em discussão temas com impacto direto tanto na prestação de serviços públicos quanto na situação funcional e financeira de servidores estaduais.

Farmacêuticos defendem mais segurança no uso de medicamentos

Na reunião com o CRF-TO, representantes da categoria apresentaram propostas para ampliar o acompanhamento dos pacientes na rede pública, melhorar a gestão de medicamentos e fortalecer a presença de farmacêuticos nos serviços de saúde.

O presidente do Conselho, Amilson Álvares, afirmou que as propostas foram construídas com foco na melhoria do atendimento à população.

“O nosso objetivo foi levar propostas para que ela possa implementar serviços que tragam ganhos para as comunidades e para que todos possam ter uma saúde melhor”, afirmou.

Entre as principais reivindicações está a realização de um censo da assistência farmacêutica estadual e municipal. O levantamento permitiria identificar onde estão os profissionais, os horários de atendimento e quais unidades precisam ampliar a cobertura, especialmente hospitais e serviços de urgência e emergência.

O Conselho também defende maior acompanhamento farmacêutico durante a entrega e utilização de medicamentos. A proposta busca reduzir riscos aos pacientes, como uso de doses inadequadas, interações entre medicamentos e outras situações que possam comprometer a segurança do tratamento.

Outro ponto apresentado envolve a modernização da gestão. O CRF-TO propõe a implantação de sistemas informatizados para controle de estoques, consulta pública sobre a disponibilidade de medicamentos e mecanismos para reduzir perdas e desperdícios.

A pauta inclui ainda maior integração entre Estado e municípios, com o objetivo de garantir continuidade ao atendimento e ao acompanhamento dos pacientes dentro da rede pública.

Dorinha afirmou que as propostas serão analisadas. “Vamos estudar essas demandas com atenção. O farmacêutico tem um papel essencial para que o paciente receba orientações e tenha segurança no uso dos medicamentos. Valorizar esse profissional é cuidar da saúde das pessoas”, disse.

Liga Sindical cobra solução para indenizações de servidores

Em outra agenda nesta sexta-feira, Dorinha se reuniu com representantes da Liga Sindical Tocantinense para discutir a continuidade das indenizações recebidas por servidores estaduais e a revisão dos valores das diárias.

A entidade apresentou um termo de compromisso com propostas para, em caso de eleição da candidata, buscar uma solução jurídica que permita regularizar as indenizações e evitar a interrupção dos pagamentos.

Segundo a Liga, a Lei Estadual nº 5.007/2026, que disciplina o benefício, está submetida a controle de constitucionalidade no Tribunal de Justiça do Tocantins.

A presidente da LIGA-TO, Daurizan Sousa Carvalho da Silva, afirmou que a categoria busca uma solução a partir de janeiro, com retomada das negociações e eventual encaminhamento de um novo projeto de lei.

De acordo com a entidade, a situação envolve 832 famílias. “O nosso objetivo foi buscar caminhos para uma solução e dar mais segurança aos nossos servidores sobre todo esse processo”, afirmou Daurizan.

Além das indenizações, a Liga Sindical também apresentou a necessidade de revisão dos valores das diárias pagas aos servidores estaduais.

Dorinha afirmou que pretende analisar a situação jurídica e as demandas apresentadas pela entidade. “Vamos estudar a situação com atenção, entender o que precisa ser feito e buscar os caminhos para responder a essas demandas com responsabilidade”, declarou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.