Eleições 2024

Suspeitos de compra de votos são detidos com dinheiro e arma de fogo no interior do estado

Até o momento não há comunicação de substituição de urnas no Estado.

Por Redação
Comentários (0)

06/10/2024 12h50 - Atualizado há 1 mês
Sala de monitoramento das Eleições 2024

Notícias do Tocantins - A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Tocantins nas eleições deste domingo (6) está sendo acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e do Gabinete de Gestão Integrada instalado no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), em Palmas.

Em todo o Tocantins, cerca de 4.108 agentes da segurança pública e 537 viaturas estão mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. 

 Até o momento, 3 indivíduos foram conduzidos pela PM e PF por suposta compra de votos em Pequizeiro, norte do estado. Foram apreendidos com eles 4 celulares, cerca de R$ 3 mil em dinheiro e uma arma de fogo. 

Operação Eleições 2024

A operação Eleições 2024 ocorre em todo o país, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Justiça Eleitoral, com o objetivo de  promover a colaboração entre diferentes órgãos de segurança para garantir a realização segura e pacífica das eleições, com o objetivo de assegurar a ordem e a integridade do processo eleitoral. 

No Tocantins, a coordenação da operação está a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). A operação envolve as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

No Tocantins, as eleições tiveram início às 8h nos 910 locais de votação. Até as 9h10, foram registradas no sistema de monitoramento da Justiça Eleitoral um total de 78 ocorrências relacionadas aos locais de votação. 

Nas cidades de Tabocão, Guaraí e Colmeia houve registro de instabilidade de fornecimento de energia elétrica em alguns locais, porém a eleição segue normalmente. As urnas eletrônicas dispõem de bateria. A Energisa, já acionada, trabalha para resolver o problema.

Até o momento não há comunicação de substituição de urnas no Estado.

No âmbito da Justiça Eleitoral o termo 'ocorrências' é usado para qualquer tipo de atendimento, atividade ou problema no local onde há votação, como, por exemplo, fornecimento de energia, falta de água, voluntários que não compareceram, entre outras situações.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.