'Aqui o trato é no respeito e compromisso com o Estado', afirmou o pré-candidato.
Notícias do Tocantins - A pré-candidatura ao governo do Estado liderada por Vicentinho Júnior (PSDB), com Amélio Cayres (MDB) como vice, começa a avançar sobre bases consideradas estratégicas do grupo governista. Prefeitos do Republicanos e Progressistas, partidos da base governista que apoiam a pré-candidatura da senadora Dorinha Seabra (UB), estão entre os novos aliados do bloco PSDB/MDB.
Durante agenda no Bico do Papagaio, na sexta-feira (08/05), três prefeitos formalizaram apoio à pré-candidatura de Vicentinho — dois deles filiados ao Republicanos, legenda comandada no estado pelo próprio governador. O movimento expõe fissuras na base governista a pouco mais de um ano das eleições.
Declararam adesão a prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito (Republicanos); o prefeito de Carrasco Bonito, Gilvan Bandeira da Silva, o “Nego do Foguim” (PP); e o prefeito de São Miguel do Tocantins, Alberto Moreira (Republicanos).
Ao comentar o avanço sobre gestores de diferentes partidos, Vicentinho adotou discurso de amplitude política. “Aqui o trato é no respeito e compromisso com o Estado e com o melhor para a nossa gente. Nunca olhei para a sigla partidária para cumprir com meu dever com os municípios”, afirmou.
Nos bastidores, a leitura é de que as adesões reforçam uma estratégia de construção suprapartidária, mirando lideranças locais com influência eleitoral. Para o pré-candidato, o movimento é reflexo da confiança construída ao longo de sua trajetória política. “Os prefeitos e líderes confiam no que fizemos e no que queremos para o Tocantins. Estamos de braços abertos para receber mais apoios”, disse.
Mais adesões
Os novos apoios se somam a outros gestores que já haviam declarado alinhamento ao projeto, incluindo prefeitos também vinculados ao Republicanos — partido central na base do governo estadual — além de nomes de outras siglas.
Entre eles estão Mayck Câmara (Republicanos), de Xambioá; Jason Marinho, o Zim (PDT), de Tabocão; Leonardo Noleto Moreira (Republicanos), de Santa Maria do Tocantins; Ormando Brito (Republicanos), de Tupirama; Thaynara Melo (UB), de Alvorada; e Saulo Barbosa (PDT), de Marianópolis.
O avanço sobre prefeitos de partidos que, em tese, integram o grupo político do Palácio Araguaia sinaliza um cenário de disputa antecipada e reconfiguração de alianças no estado.