Em ofício ao prefeito, entidade cita contato diário com o público.
Em ofício enviado ao prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, nesta terça-feira (29), a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) pede a inclusão dos comerciários e comerciantes no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.
A solicitação foi feita, visto que recentemente foram incluídos no Plano de Vacinação do município os industriários e industriais, bem como os motoristas de carga e transportadores.
A Aciara ressalta que Araguaína dá um importante passo para a segurança da população com a inclusão desses setores, além da ampliação da faixa etária, que passa a imunizar pessoas a partir de 49 anos de idade.
No Plano Nacional de Vacinação, argumenta a entidade, há dados demonstrando que o risco de hospitalização aumenta a partir dos 45 anos e o risco de óbito, a partir dos 55 anos.
A Aciara ainda destaca que os grupos que têm contato diário com o público precisam ser vacinados. É o caso dos funcionários do comércio em geral, que precisam trabalhar diariamente sem ter acesso à vacina.
"A ampliação do grupo de prioritários em relação à população ativa e que precisa se expor para garantir o seu sustento gerará efeitos práticos maiores que o simples avanço da vacinação pela questão etária, já que se estaria priorizando uma população em que nem todos estão precisando se expor", disse a presidente da Aciara, Hélida Dantas.
No ofício, a Aciara solicita que comerciários e comerciantes sejam incluídos no grupo prioritário na próxima etapa da vacinação contra a covid-19 no município de Araguaína.