Direito indígena

Advogado indígena assume comissão especial da OAB Tocantins: 'momento histórico'

A nova comissão vai atuar em defesa das comunidades tradicionais.

Por Redação
Comentários (0)

01/05/2021 09h22 - Atualizado há 2 anos
Advogado Rogério Xerente e presidente da OAB/TO Gedeon Pitaluga

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO) promoveu mais um momento histórico para a classe e para a sociedade tocantinense com a criação da Comissão Especial de Direito Indígena. O coordenador empossado foi o advogado e membro dos povos tradicionais, Rogério Srône Xerente.

“Este momento é marcante para a história da advocacia e para todo o Tocantins. A Ordem tem orgulho de ver em seus quadros de dirigentes a representação das comunidades tradicionais. A defesa dos direitos dos povos indígenas ganha uma nova força com o advogado Rogério Xerente”, ressaltou Gedeon Pitaluga.

O novo dirigente da Ordem doou à entidade armas feitas pelo seu povo, como forma de demonstrar seu compromisso com a proteção dos direitos dos indígenas tocantinenses. O artefato foi entregue em mãos ao presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

“Esse momento é histórico! Hoje o povo indígena se sente reconhecido pela OAB Tocantins. Quero representar, e trazer aqui sempre que necessário, as demandas de todas as comunidades tradicionais do Estado. Nosso povo e nossa cultura merecem ser preservados, e por isso deixo aqui a nossa arma sagrada, para usar a Carta Magna em defesa do povo indígena”, destacou Xerente.

Também participaram da posse o ouvidor da OAB/TO, Arthur Thomaz Cerqueira, o conselheiro estadual Taumaturgo Rufino e o vice-presidente da Comissão de Direito Condominial, Francisco Henrique Noleto.

OAB/TO cria Comissão Especial de Direito Indígena

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.