Educação

Araguaína decide retomar aulas presenciais em sistema de rodízio na próxima terça, dia 3

Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade de ensino.

Por Redação 4.227
Comentários (0)

30/10/2020 11h06 - Atualizado há 3 anos
Uso de máscara será obrigatório

As aulas presenciais da rede pública municipal de ensino de Araguaína serão retomadas nesta terça-feira (3) em sistema de rodízio de alunos para evitar a aglomeração e seguindo, ainda, um protocolo rígido contra a covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (30).

Além do cumprimento das medidas preventivas, o reinício atende a um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público para retomada da educação presencial em 2020.

De acordo com o secretário da Educação, José da Guia, todas as escolas estão prontas para receber os alunos, com o encaminhamento de equipamentos de proteção individual (EPI), marcação de distanciamento, adaptação de espaços, conforme determina a Portaria 185, publicada no Diário Oficial do Município no dia 28 de julho.

“Cerca de 70% de nossos alunos não moram com pessoa do grupo de risco e todas as nossas escolas e creches estão bem preparadas para proporcionar um ambiente saudável. As atividades impressas continuarão a ser encaminhadas aos alunos, uma vez que na semana em que parte dos alunos estiverem em aula, o outro grupo estará em casa”, explicou o secretário.

Determinação do Ministério Público

O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo cobrando a retomada das aulas presenciais ainda no ano de 2020. O secretário da Educação foi notificado a comparecer na Promotoria da Justiça, no último dia 28 para reunião extrajudicial.  

Na reunião, foi solicitada a apresentação do plano de ação para retorno das aulas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Medidas preventivas

Entre as regras de prevenção estão respeitar a demarcação de 1,5 metro no espaço na entrada da instituição, banheiros, carteiras e bebedouros, e uso obrigatório de máscaras. Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade e os que apresentarem mais de 37,5º deverão ser encaminhados de volta à residência para que a família procure assistência médica. Também não será permitida a permanência de crianças e adultos com sintomas gripais.

Atividades remotas

Desde o dia 17 de junho, as escolas municipais de Araguaína estão entregando material pedagógico impresso para ser desenvolvido em casa durante a suspensão das atividades presenciais, necessária para a prevenção da disseminação do novo coronavírus.

Para isso, foi necessário que os pais buscassem uma apostila a cada 15 dias na unidade onde os filhos estudam. A realização dessas atividades contou como presença na aula e compõe a nota bimestral do aluno.

As atividades educacionais presenciais na rede estadual de educação seguem suspensas até 30 de novembro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.