Veja gráfico

Proporção de casos da covid-19 em Araguaína já supera a do Brasil, aponta estudo matemático

Casos em Araguaína estão aumentando de forma acelerada.

Por Agnaldo Araujo 8.270
Comentários (0)

04/05/2020 19h35 - Atualizado há 3 anos
Proporcionalmente, Araguaína tem mais casos do que o Brasil

Araguaína é o novo epicentro da Covid-19 no Tocantins e a proporção de casos na cidade para cada grupo de 100 mil habitantes já supera a de Palmas, do próprio estado e até do Brasil (gráfico abaixo).

Isso é o que mostra uma análise realizada pela professora doutora em estatística, Fernanda Vital, do curso de matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína.

A cidade confirmou o primeiro caso no dia 27 de março e já tem 104 notificações, até esta segunda-feira (04/05).

O gráfico de comparação mostra que os casos em Araguaína estão aumentando de forma acelerada. A proporção é de 58 casos por 100 mil pessoas, enquanto no Brasil é de 48 por 100 mil. 

Nessas mesmas condições, segundo o estudo, o número de casos confirmados em Araguaína é 240% maior do que em todo o Estado e o dobro da estatística de Palmas.

Esse é um resultado bastante preocupante! Nos últimos 10 dias, observa-se que a curva do número de casos em Araguaína cresceu rapidamente. Isso ocorre porque o número de casos acumulados se tornou 11 vezes maior que o número observado há 10 dias”, frisou a professora no estudo.

Contudo, o número de casos pode variar conforme o volume de testes realizados. "A conclusão sobre Araguaína apresentar o pior cenário na comparação não é inteiramente precisa, pois os números de confirmados variam, significativamente, com o número de pessoas testadas. Conforme o número de testagem aumente, outras conclusões podem ser verificadas", ressaltou. Ou seja, quanto mais testes, mais casos!

Ainda conforme a professora, a análise dos dados tem caráter ‘informativo e de alerta’. “Desde sábado (25/04), quando notei que os números de confirmados em Araguaína estavam aumentando rapidamente, resolvi apresentar os dados em forma gráfica e comparativa a fim de evidenciar, de uma forma mais clara, o quanto é necessário se cuidar nesse momento para que a situação se torne menos grave em nossa cidade", finalizou.

Veja o gráfico 

 

Casos em Araguaína, Palmas e Tocantins

O boletim divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que Araguaína possui 104 casos confirmados de coronavírus,. Palmas tem 87 casos e o Estado soma 267 notificações.

Óbitos

O Tocantins já registrou seis mortes em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Em Palmas as vítimas são a servidora pública Romana Sousa Chaves, de 47 anos, e o caminhoneiro Valdir Conceição Teles, de 52 anos.

empresário Erlim de Andrade, 68 anos, faleceu em um hospital de Goiânia, mas morava em Paraíso do Tocantins, onde foi contabilizado o óbito.

idosa Cícera Pereira Silva, 78 anos, faleceu no último dia 29, mas a confirmação da Covid-19 só saiu nesta sexta-feira (1). Ela morava em Sítio Novo do Tocantins.

Já a paciente Maria Aparecida da Silva, de 62 anos, faleceu no último dia 30 de abril em um hospital filantrópico de Araguaína. Ela morava em Aguiarnópolis, na divisa com Estreito (MA).

O idoso Antônio Bento dos Santos, 68 anos, também morreu em decorrência da covid-19 no Hospital Regional de Augustinópolis. O óbito ocorreu no dia 1º de maio e o resultado positivo do exame saiu neste domingo, 03 de maio.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.