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Artigo: Fim de ano - a ‘arte’ de realizar promoções e aumentar as vendas

Por Redação AF
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26/12/2015 12h23 - Atualizado há 5 anos
Por Rogério Cogo - Consultor Empresarial Nesse artigo, buscaremos focar um assunto bastante difundido no contexto empresarial regional: as promoções realizadas por empresas na busca pelo cliente no período de festas natalinas principalmente num ano de 2015 tão atípico e complexo em termos de necessidades de “reinvenção empresarial” por parte de grande parte das empresas. É evidente no cotidiano do consumidor, que quando se trata de comprar, não há quem resista a uma palavra mágica: promoção. As infinitas formas de promoções, descontos e liquidações feitas pelas empresas são grandes atrativos para os consumidores, que, aproveitando-se do menor preço ou de algum outro tipo de vantagem, acabam por elevar bastante às vendas do comércio em geral. E os benefícios para a empresa não acabam por aí: além do maior volume de vendas, as promoções passam a ser uma excelente oportunidade para que o empresário conheça melhor o perfil de seu cliente, podendo traçar estratégias para fidelizá-lo como seu cliente e deixe de adquirir algum produto ou serviço da concorrência. Outra situação que deve ser considerada se baseia na questão dos preços, que por sua vez, não são o único alvo das promoções. Existem outras formas de atrair clientes para o seu estabelecimento, sem obrigatoriamente reduzir o preço de seus produtos. O oferecimento de brindes, por exemplo, é uma delas. Como prática bastante usual, o empresário pode oferecer um objeto de pequeno valor, com o nome da empresa em destaque. Certamente, é uma excelente forma de propaganda, que agrega valor ao cliente e, em até certo ponto, pode chegar a fidelizá-lo. Os vale-brindes também são uma boa alternativa de promoção. Outra estratégia bastante utilizada também são os cartões fidelidade A empresa oferece um pedaço de papel ou plástico dentro da embalagem do produto, de forma que a pessoa que encontrar este vale-brinde terá o direito a receber um prêmio. Quem não se lembra, por exemplo, das promoções do tipo "achou, ganhou!" promovidas por algumas marcas de salgadinhos? Ou então daquelas promoções em que você junta algumas tampinhas de refrigerante e troca por um copo ou um brinquedo para a criançada? Na realidade, a escolha da promoção depende do perfil da empresa. É evidente que a escolha do tipo de promoção que você irá realizar em sua empresa não pode ser feita de forma aleatória, uma vez que a ação gerará custos que, se não forem bem dimensionados, podem prejudicar bastante as finanças da empresa. Dessa maneira, é importante que o empresário fique bem atento ao seu tipo de negócio e saiba selecionar qual a melhor estratégia naquele segmento. A seguir apresentaremos algumas formas de promoções mais utilizadas e que surtem maior efeito, quando bem dimensionadas. Confira as diferentes abordagens e veja se alguma delas se enquadra no perfil da sua Empresa: - Amostras: a Empresa oferece gratuitamente uma miniatura ou uma pequena porção do produto. É uma forma de promoção em que o cliente entra em contato direto com o produto, surtindo na maioria das vezes os efeitos desejados. - Descontos: é uma das formas de promoção mais frequentes, mas deve ser feita com bastante cuidado. Principal dica: nunca estenda demais o período do desconto, pois o efeito pode ser contrário e a sua empresa acaba caindo em descrédito. Uma opção bem interessante são as promoções-relâmpago, queimas de estoques/ produtos de giro lento ou próximos do vencimento e liquidações. - Entrega/frete grátis: certamente, é um dos tipos de promoção bem interessantes para aqueles estabelecimentos que disponibilizam atendimento telefônico ou vendas por site da empresa. Ou seja, o cliente liga, faz o seu pedido e paga apenas o preço do produto, sem valor adicional/ taxa de entrega. Muitas farmácias e supermercados, por exemplo, aderiram a esta modalidade de promoção. - Oferta do dia: a empresa escolhe um determinado produto por dia e o oferece a um preço bem menor, atraindo, assim, a atenção e a consequente fidelidade do cliente. - Sorteios e vale-compras: prática adotada a cada dia com mais frequência pelas empresas, contudo como já vem sendo uma estratégia muito usual, o consumidor já não tem dado tanta valorização, uma vez que apenas um ou poucos se beneficiam no final da etapa concluída. - Ofertas especiais /ocasionais: as empresas devem se aproveitar de algumas ocasiões especiais, como a mudança de estações do ano ou o aniversário de sua empresa, para realizar algumas promoções. Estas promoções não devem ser muito longas e também devem ser feitas apenas uma vez por ano, caso contrário podem perder seu sentido. Obviamente que existem inúmeros outros tipos de promoções que a sua empresa pode promover, sendo que a criatividade é um fator fundamental para a escolha. Também, deve ficar claro, que não é nossa pretensão restringir sua empresa no que foi abordado anteriormente. No entanto, cabe ressaltar que a empresa deve ter muito critério com o que promete na promoção, afinal de contas uma campanha mal estruturada pode ter os efeitos contrários ao que você espera. Pense nisso, busque colocar em prática junto a seus clientes, boas vendas e um excelente 2016! ROGÉRIO COGO é Administrador, Palestrante e Consultor Empresarial, Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP/SP, Professor  do Curso de Administração, Supervisor de Estágios e da Empresa Júnior Orione Consultoria da Faculdade Católica Dom Orione– Araguaína/TO, Consultor e Instrutor do SEBRAE/TO, Especialista em Gestão Empresarial, Diretor e Idealizador da Extratégica – Qualificação Profissional, Treinamentos Empresariais e Soluções em Marketing Digital.
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