Covid-19

Comissão da Assembleia reconhece calamidade pública em mais de 10 cidades do Tocantins

Foi excluída obrigação de ter pelo menos 1 caso confirmado de covid-19.

Por Redação 731
Comentários (0)

23/04/2020 14h52 - Atualizado há 3 anos
Aprovação foi nesta quarta, 22

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (22) a constitucionalidade de decretos municipais em função da pandemia de coronavírus. O texto foi encaminhado à Comissão de Finanças, Fiscalização, Tributação e Controle antes de ir a plenário.

Na ocasião, o relator da matéria, deputado Ricardo Ayres (PSB), apresentou um parecer à comissão mantendo a obrigatoriedade da apresentação do plano de ação e combate da pandemia. No entanto, propôs a retirada da necessidade de parecer do órgão de Defesa Civil, bem como a obrigatoriedade da existência de caso confirmado de covid-19 no município.

Conforme o texto aprovado, os gestores serão obrigados a apresentarem documentos que descrevam a aplicação dos recursos remanejados e verbas recebidas, bem como o que será gasto para o combate à epidemia por parte dos gestores.

"É preciso responsabilidade e transparência na aplicação desses recursos públicos, e isso estamos cobrando", justificou o relator.

Assim, foi excluída a obrigatoriedade de que o município tenha, pelo menos, um caso confirmado de covid-19 para obter a aprovação do decreto, conforme exigia a Defesa Civil. Ricardo Ayres ponderou que a situação de anormalidade já existe por si mesma, e o simples isolamento social traz consequências óbvias para o gestor público, o que justifica a solicitação de condição de calamidade.

Anteriormente, a Defesa Civil chegou a responder a alguns gestores, alegando que não teria condições técnicas e operacionais para atender a todos os municípios do Estado. "Essa manifestação (da Defesa Civil) é prescindível pelo fato de que existe uma excepcionalidade, um fato epidemiológico que dispensa qualquer aferição in loco quando ocorrem catástrofes naturais. Os próprios decretos federal e estadual, já aprovados, tornam desnecessária essa manifestação", argumentou.

Decretos aprovados

Foram aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação os decretos de calamidade pública dos municípios de Gurupi, Lajeado, Almas, Taguatinga, Aguiarnópolis, Miracema do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Aliança do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Augustinópolis e
Palmeirópolis.

Segundo o relator, os municípios que não enviaram o plano de ação continuam em diligência, dentre eles a cidade de Araguaína, no norte do Estado. A comissão aguardará o envio do documento por parte dos prefeitos.

Errata

Ao contrário do que a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa divulgou nesta quinta-feira (23), o reconhecimento de calamidade pública foi feito apenas na CCJ e não em plenário. 

O AF Notícias corrigiu o texto às 9h20 desta sexta-feira (24). 

+ Assembleia reconhece calamidade pública só em Palmas; 48 cidades estão com pendências

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.