Iniciativa inédita busca orientar municípios no acesso a emendas, convênios e plataformas federais.
Notícias do Tocantins - Ampliar o acesso dos municípios tocantinenses a recursos públicos e oportunidades de financiamento é o foco de uma articulação iniciada nesta semana pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Brasília. A entidade busca suporte técnico especializado para estruturar um setor próprio de captação de recursos, voltado a fortalecer a gestão municipal.
A agenda incluiu reunião na Confederação Nacional de Municípios, onde a equipe da ATM recebeu orientações estratégicas sobre transferência de recursos, emendas parlamentares e uso de plataformas federais. O encontro ocorreu na segunda-feira (27/04), com a economista Alessandra Ferreira, da área de Transferências, que destacou o caráter inovador da iniciativa.
Segundo a CNM, a ATM é a primeira entidade municipalista do país a buscar esse tipo de apoio específico para estruturação de um setor voltado à captação de recursos. A proposta é auxiliar os municípios no mapeamento de oportunidades oferecidas pelo Governo Federal e também por organizações do terceiro setor.
“Esse momento foi muito importante. Identificamos maneiras de acessar plataformas, como a Êxitos, além de recursos já disponíveis no Governo Federal, o que vai ajudar muito os municípios tocantinenses. Ficamos felizes em receber a primeira associação a nos procurar com esse objetivo, o que também incentiva outras entidades a seguirem esse caminho”, afirmou Alessandra Ferreira.
A secretária executiva da ATM, Marilene Lima, ressaltou que a iniciativa atende a uma demanda recorrente das prefeituras. “Foi uma visita muito produtiva. Nossa equipe já vinha se capacitando, e aqui adquirimos ainda mais conhecimento. Essa é uma dificuldade enfrentada pelos municípios, e acreditamos que, com essa iniciativa, vamos colher bons resultados”, destacou.
Capacitação e acesso a plataformas federais
Dando continuidade à agenda, a equipe também esteve no Ministério do Planejamento para aprofundar orientações sobre o Transferegov, sistema que concentra informações sobre repasses e parcerias da União.
No encontro, foram apresentadas funcionalidades da plataforma e estratégias para ampliar o acesso dos municípios aos recursos disponíveis, além de orientações sobre capacitação técnica para uso das ferramentas.
A expectativa da ATM é que a estruturação do novo setor permita aos municípios maior eficiência na captação de recursos, contribuindo diretamente para investimentos em áreas essenciais e melhoria dos serviços públicos.