Para o vereador, o centro é uma questão de saúde pública.
O atual vereador e vice-prefeito eleito de Araguaína Marcus Marcelo (PL) comemorou a realização do trabalho feito pelo Centro de Castração de Cães e Gatos, que só no primeiro mês de funcionamento já realizou cerca de 50 castrações gratuitas.
O local foi inaugurado em outubro e tem o objetivo de fazer o controle de natalidade de cães e gatos, evitando o abandono e combatendo a proliferação de doenças como a leishmaniose.
Marcus Marcelo é autor da lei de criação do centro, de número 2.958/2015, que trata da esterilização gratuita de caninos, felinos e institui a prática de controle populacional de zoonoses no município.
Ele também é autor do projeto que cria a Clínica Veterinária Municipal, que ainda não foi implantada. A clínica é destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos.
“Tanto o Centro de Esterilização como a clínica são questões de saúde pública, pois a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal”, disse Marcus Marcelo.
O trabalho de castração de animais domésticos é realizado com base no levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína em relação a incidência de animais doentes nos bairros da cidade.
De acordo com o coordenador do centro de castração, Henrique Xisto, os atendimentos estão sendo priorizados em bairros com maior quantidade de casos de calazar.