Comércio

Bares e restaurantes já demitiram cerca de 10 mil funcionários em Palmas, afirma CDL

Presidente disse que não mais necessidade do fechamento entre 20h e 05h.

Por Redação
Comentários (0)

03/09/2020 16h12 - Atualizado há 3 anos
Reunião da CDL

Empresários e representantes dos segmentos de bares, lanchonetes e restaurantes se reuniram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na manhã desta quinta-feira (3) para debater sobre medidas acerca do decreto que determina o fechamento de todo o comércio entre 20h e 05h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos. 

A reunião foi conduzida pelo presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, que ouviu os presentes e manteve o diálogo para buscar meios para solucionar os problemas da causa.

A entidade informou que vai começar as tratativas na busca de uma reunião com a Prefeitura de Palmas para solicitar a reabertura dos estabelecimentos, bem como buscar ouvir as explicações técnicas.

Como resultado da reunião, dois ofícios serão encaminhados: um para a Prefeitura e outro para o Ministério Público com os dados levantados pelas entidades solicitando análise da situação.

Para fundamentar os pedidos, foi apresentada a taxa de ocupação dos leitos em Palmas, que segue em queda. Além disso, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), 73% dos estabelecimentos do Brasil já reabriram as portas, sempre cumprindo as medidas sanitárias necessárias. 

A pesquisa da Abrasel também mostra que os bares e restaurantes estão trabalhando em média com menos de 50% dos funcionários que tinham antes da crise. Em Palmas, existem cerca de 2.125 estabelecimentos do ramo (entre lanchonetes, bares, restaurantes e comércio de bebidas), que empregavam uma média de 10 funcionários e agora têm menos da metade, ou seja, já são mais de 10 mil desempregados no ramo. 

"Não estamos lidando só com números. São pais e mães de famílias desempregados, empresários endividados e sem poder trabalhar. Precisamos urgentemente abrir as portas dos estabelecimentos. Já são cerca de 6 meses nesta situação. Não há mais possibilidade desse fechamento", disse Silvan Portilho.

(As informações são da CDL Palmas) 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.