Santa Maria

Vereadores derrubam decreto de prefeito que reduzia carga horária de professores em greve

Para o Sintet, o decreto foi uma retaliação ao movimento grevista.

Por Redação
Comentários (0)

05/04/2022 16h36 - Atualizado há 2 anos
Decreto foi derrubado por unanimidade

A Câmara Municipal de Santa Maria do Tocantins derrubou, na noite desta segunda-feira (4), um decreto do prefeito Itamar Barrachini (DEM) que reduzia a carga horária dos profissionais da rede municipal de educação e, consequentemente, a remuneração da categoria.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet) afirmou que o decreto n° 54/2022, de 23 de março, foi uma 'medida autoritária' editada no mesmo dia em que a educação deflagrou greve para reivindicar o reajuste do piso nacional do magistério. O reajuste do piso para o ano de 2022 é de 33,24%.

Na Câmara, o projeto de Decreto Legislativo n° 01/2022 que sustou o ato do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. 

Através do decreto do prefeito Barrachini, os professores concursados com jornada de 20 horas e 30 horas, mas que trabalhavam 40 horas, tiveram a carga horária reduzida sumariamente. No decreto, o prefeito alegou necessidade de enquadramento para o cumprimento do piso.

A extensão da carga horária é garantida aos professores efetivos segundo a Lei Municipal n° 99/2018, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério Municipal.

Para o Sintet, o decreto foi uma retaliação ao movimento grevista dos profissionais da educação. “A atitude da Câmara Municipal é um grande exemplo de democracia contra a tirania”, disse o secretário de assuntos municipais do Sintet, Joelson Pereira.

“O decreto legislativo põe ordem no município, uma vez que o prefeito abusou da sua autoridade”, disse o assessor jurídico do Sintet, Silvanio Mota.

As informações são do Sintet.

Sessão na Câmara

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.