Nepotismo

Vereadores rejeitam projeto que proibia nomeação de familiares na região norte do Tocantins

Sete dos nove vereadores do município votaram contra. Apenas o autor da proposta foi favorável.

Por Redação 847
Comentários (0)

08/08/2019 15h06 - Atualizado há 4 anos
Plenário da Câmara de Santa Terezinha

A Câmara Municipal de Santa Terezinha do Tocantins, cidade localizada na região norte do Estado, rejeitou um projeto de lei que proibia a prática conhecida como nepotismo, que é a nomeação de parentes para cargos em comissão, funções gratificadas e de confiança ou qualquer outra situação que configure favorecimento.

A votação no plenário da Casa foi realizada nesta terça-feira (6). Sete dos nove vereadores do município votaram contra. São eles: Dédalo, Francisco Alves (Sandro), Gilberto, Josinaldo, João Gonçalves, Jailson e Salvador. Apenas o autor da proposta, vereador Diogo Coelho (DEM) foi favorável. O presidente da Câmara, Reinaldo Gonçalves Lopes, só votaria em caso de empate.

Ao AF Notícias, Diogo Coelho afirmou que os familiares da prefeita Itelma Belarmino de Oliveira, do vice-prefeito e de vereadores ocupam atualmente cerca de 30 cargos no município, como secretários executivos, assessores especiais, de execução e chefe de gabinete. O salário de algumas funções chega a R$ 2,7 mil.

Diogo acredita que os vereadores não aprovaram o projeto para os familiares não perderem os empregos. Para ele, a aprovação seria uma forma de a Câmara demonstrar à população "que cumpre sua obrigação de fiscalizar e impedir toda e qualquer possiblidade do exercício de privilégios com recursos públicos".

Ao justificar seu voto, o vereador Sandro afirmou que já existe lei federal sobre o mesmo tema e disse ainda que Santa Terezinha é um município muito pequeno e quase toda a população têm algum grau de parentesco entre si ou possui familiares envolvidos na política.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.