Dia do Servidor

'Não poupei esforços para garantir benefícios aos servidores', diz governador Carlesse

O governador aproveitou para citar os benefícios concedidos no seu governo.

Por Redação 2.502
Comentários (0)

26/10/2018 18h05 - Atualizado há 5 anos
"Quem executa as ações que transformam as vidas das pessoas são os servidores", diz Carlesse

Comemorado neste domingo (28), o dia do Servidor Público é uma data que serve para lembrar da importância de homens e mulheres que trabalham para o bem-estar da sociedade. Em razão disso, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, aproveitou para parabenizar aos servidores e destacar os benefícios que foram concedidos durante sua gestão.

"O Estado é apenas uma figura jurídica, mas quem executa as ações que transformam as vidas das pessoas são os servidores públicos. São profissionais dedicados e que merecem todo o nosso respeito e atenção. É por isso, que desde o primeiro momento em que assumi a gestão do Estado, não poupei esforços para garantir os benefícios, o diálogo e, principalmente, o respeito com todas as classes. O Tocantins vive um novo tempo e vocês são os agentes desta transformação", disse Mauro Carlesse.

Medidas Adotadas

Desde que assumiu o Governo, Carlesse voltou a pagar os salários, para quem ganha até R$ 2.600, a partir do dia 1º para beneficiar os servidores públicos que vinham recebendo, desde o ano de 2015, no dia 12 de cada mês.

Outra medida de Carlesse foi garantir o funcionamento do Plansaúde sem interrupção. Ao assumir a gestão, a operacionalização do plano estava em xeque e uma grande dívida vinha se acumulando. O Governo resolveu então prorrogar o contrato com a Unimed Centro Oeste/Tocantins e a pagar os passivos vencidos.

Com a finalização do contrato com a Unimed Centro-Oeste, o Governo contratou, por meio de processo licitatório, a Infoway – Tecnologia e Gestão, que vem desenvolvendo um trabalho mais ágil para os usuários e mais econômico para o Governo. A troca de empresa foi elogiada pela Defensoria Pública do Estado (DPE).

Mauro Carlesse também atendeu a uma demanda antiga dos servidores públicos, que era a implementação da carga horária de 6 horas diária, mudando o expediente dos órgãos públicos do Estado para o período das 8 às 14 horas. No último dia 16 de agosto, Carlesse assinou decreto prorrogando a jornada reduzida até o dia 31 de dezembro. A medida também gerou economia nos gastos com água, energia elétrica, diárias, passagens, telefone, combustível, material de expediente e consumo, manutenções com veículos e demais despesas.

O Governo voltou a discutir a data-base e fez acordo para o pagamento. A data-base de 2016/2017 foi parcelada em três vezes, com a última parcela sendo paga neste mês de setembro e a data-base de 2017/2018 será paga em parcela única na folha do mês de novembro deste ano.

Quanto às progressões, Carlesse deu andamento aos trâmites burocráticos. No último dia 24 de julho, o Governador assinou ato indicando quais servidores estavam aptos para progressão. Os nomes foram publicados no Diário Oficial e correspondem a evoluções funcionais que estavam em atraso desde o ano de 2008 até 2017.

A gestão de Carlesse vem regularizando as dívidas do Estado com às instituições financeiras (consignados) e referentes aos repasses para Previdência estadual, atrasados pela gestão anterior. Já os cursos promovidos pela Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet) continuam capacitando os servidores nos 139 municípios do Tocantins.

Perspectivas de Futuro

Dona Maria das Graças Vieira Rocha, que é servidora do Estado há 29 anos, começou trabalhando quando a Capital do Tocantins era Miracema como auxiliar de serviços gerais e atualmente trabalha no Palácio Araguaia. Ela afirmou que o Estado evoluiu bastante durante todo esse tempo que passou e acredita em boas perspectivas para o futuro.

“Eu vi Palmas nascer e dá muito orgulho de olhar para trás e ver o quanto evoluímos. Cada vez mais tenho visto que o Estado está melhorando. No começo era tudo improvisado, mesmo assim fazíamos com alegria. A gente tinha o desejo de ver o Estado crescer. E hoje tenho orgulho de fazer parte desta história”, disse.

Dona Maria das Graças finaliza sua fala dizendo que o Governo que quer crescer e desenvolver precisa tratar bem o funcionário público. “Isso é essencial. É uma mão lavando a outra, é necessário existir essa troca. Vejo que o Carlesse está melhorando esta relação. Ele está pagando direitinho e sendo atencioso. Nossa esperança é que Deus dê muita sabedoria, paciência, humildade e amor no coração para que ele possa olhar para nós”, concluiu.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.