Aura Minerals

Carlesse recebe 11 prefeitos e executivos de empresa que vai extrair ouro no Tocantins

Empreendimento de U$S 375 milhões vai gerar 800 empregos na fase de implantação.

Por Redação 1.372
Comentários (0)

10/02/2021 17h39 - Atualizado há 3 anos
Carlesse com os prefeitos e empresários

Onze prefeitos oriundos de várias regiões do Tocantins foram recebidos no Palácio Araguaia para um encontro com o governador do Estado, Mauro Carlesse, nesta quarta-feira (10).

Em reunião individual, o Chefe do Executivo tocantinense ouviu as demandas de cada um dos gestores e assegurou o apoio do Governo em ações diretas nos municípios.

Nossa proposta é que essas reuniões aconteçam com frequência para ouvirmos as demandas e que, juntos, possamos procurar soluções e orientar cada gestor em como buscar recursos e atrair investidores para melhorar a vida da população”, destacou o governador Carlesse.

Mineração

O prefeito de Almas, Wagner Carvalho, aproveitou a oportunidade para apresentar, ao governador Carlesse, os empresários da Aura Minerals, que está prestes a instalar um empreendimento voltado à mineração de ouro na região.

É um projeto de mineração que está sendo instalado em Almas que irá contribuir para a geração de emprego e renda na região. É muito bom para o município e também para o Tocantins”, destacou o prefeito.

O vice-presidente de operações da Aura Minerals, Glauber Luvizotto, informou que, desde 2008, a empresa vem trabalhando no projeto, tendo concluído toda a fase de estudos e, no momento, está na fase de aprovação de licenças ambientais.

“Estamos dando andamento a todo processo de licenciamento para iniciar a construção do projeto a partir do segundo semestre. É uma construção que leva um ano para ser completada. Nós apresentamos o projeto ao Governo do Estado para buscar parcerias. Todo o processo de mineração de ouro vai ser realizado lá, desde a mina, a movimentação de material até a planta de processamento, onde a gente vai exportar ouro concentrado em barras. Na fase da construção, vai chegar até 800 empregos diretos e indiretos; e, na fase de operação, 900 empregos diretos e indiretos. O investimento é de US$ 375 milhões só para implantação do projeto”, explicou Glauber.

Da região do Vale do Araguaia, o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, falou da importância da abertura do diálogo para resolver as demandas da região. "Tem sido muito importante este contato que estamos tendo com o governador. É um diálogo direto que vem facilitando o atendimento de nossas demandas, diminuindo os protocolos”, destacou.

Do município de Santa Tereza, região central do Estado, o prefeito Antonio Campos apresentou demandas referentes às áreas de infraestrutura e educação. “Temos buscado apoio para ações de infraestrutura, reforma de escolas e melhorias de ruas. Estamos com uma grande expectativa de que teremos este apoio e levaremos estes benefícios ao município”, ressaltou.

Wanderlei e Antonio Andrade

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reiterou que o Palácio Araguaia está de portas abertas para todos os gestores municipais e a comunidade. “É muito importante esse diálogo e todo prefeito é bem-vindo para firmarmos parcerias e buscarmos soluções que contemplem os moradores de cada localidade”, ponderou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, que intermediou a reunião com os prefeitos, destacou a necessidade de ajudar principalmente os novos gestores municipais. “A gente sabe que, nesta pandemia, os municípios estão em situação difícil, sabe que os prefeitos que assumiram agora pegaram as prefeituras praticamente sucateadas, quem está em reeleição está com a casa organizada”, ressaltou.

Também participaram da reunião os prefeitos de Nazaré, Clayton Rodrigues; Aliança do Tocantins, Elves Moreira; Chapada da Natividade, Élio Dionízio; Fátima, José Antônio Andrade; Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues; Juarina, Manoel Ferreira; Palmeirante, Raimundo Brandão; Paranã, Fábio Moreira.

Reunião no Palácio Araguaia
Encontro ocorreu nesta quarta, 10

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.