Mistério

Tocantins registra 2º caso de sementes misteriosas da China; Adapec alerta sobre perigos

População não deve abrir e manusear as sementes, alerta Adapec.

Por Redação 2.480
Comentários (0)

09/10/2020 11h17 - Atualizado há 3 anos
Pacote encontrado estava em uma mochila comprada da China

Um novo caso de recebimento de sementes misteriosas sem a solicitação foi registrado no Tocantins na quarta-feira (7), segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Desta vez, o fato ocorreu em Palmas. Outro caso semelhante já havia ocorrido em Araguaína na semana passada.

No caso recente de Palmas, o diretor de defesa, sanidade e inspeção vegetal da Adapec, Alex Arruda, disse que a denúncia chegou até agência por telefone após a pessoa ter visto informações na imprensa.

“Ela [a pessoa] narrou que havia comprado uma mochila da China em 2019 e resolveu dar uma checada, foi aí que constatou que o saquinho que ela pensou ser de sílica usada para absorver a umidade, era de sementes. Recolhemos o material e daremos seguimento aos procedimentos oficiais”, disse

O material recolhido em Araguaína e Palmas, segundo a Adapec, será encaminhado para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os pacotes de sementes suspeitos podem trazer pragas para a agricultura, como plantas daninhas, fungos, além de outras doenças como bactérias e vírus.

A Agência de Defesa Agropecuária disse que o alerta continua para que a população fique atenta e comunique imediatamente caso receba esses pacotes.

Orientações

Os pacotes recebidos devem ser encaminhados à Adapec ou informados pelo telefone 0800 63 11 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para que a instituição faça o recolhimento da embalagem. A Superintendência Federal da Agricultura-SFA/TO também está disponível.

A população não deve abrir, manusear, plantar e nem jogar lixo (para evitar uma possível germinação).   

O que se sabe até o momento

No dia 6 de outubro, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Segundo o Mapa, após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o dia 6 de outubro, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Pacote com as sementes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.