Em Colméia

Cerca de 12 toneladas de queijo clandestino são jogadas em aterro sanitário no Tocantins

Proprietário foi multado em R$ 20 mil e conduzido à delegacia.

Por Redação
Comentários (0)

24/06/2021 14h19 - Atualizado há 2 anos
Baratas no queijos

Uma operação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Polícia Civil apreendeu e destruiu cerca de 12 toneladas de queijos clandestinos impróprios para o consumo em uma propriedade rural localizada no município de Colméia na manhã desta quinta-feira (24) .

O proprietário foi autuado em três autos de infração, que culminaram em multa no valor de R$ 20 mil. Além disso, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, esta ação desencadeou após o recebimento de denúncia feita no sistema de ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi reencaminhada para a Adapec. Nela, o denunciante relatou que havia uma fábrica clandestina de queijos na propriedade rural.

Pela gravidade no teor da denúncia, a Agência acionou o apoio da Polícia Civil. “Quando chegamos ao local, constatamos a veracidade da denúncia. Na propriedade rural foi encontrado um depósito destes produtos totalmente fora das normas higiênico-sanitárias, inclusive com presença de insetos, e num outro compartimento (num caminhão baú) uma grande quantidade queijos e manteigas com rotulagem de uma empresa do município de Colméia, todos com prazos de validades vencidos”, disse Antônio Caminha.

A finalidade dos produtos ainda está sendo investigada. Tudo o que foi apreendido foi destruído no aterro sanitário da cidade. A apuração do inquérito está sendo realizada pela Polícia Civil para, se for o caso, tomar outras medidas cabíveis.

A Adapec conta com o ‘Disque Defesa’, um canal para recebimento de denúncias e reclamações através do número 0800 063 11 22. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e o usuário não precisa se identificar.

Queijos apreendidos
Local onde os queijos estavam
Queijos apreendidos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.