Sine

Cerca de 3.200 carteiras de trabalho foram abandonadas no Tocantins desde 2001

Os trabalhadores que necessitarem da 2ª via devem apresentar boletim de ocorrência.

Por Redação
Comentários (0)

08/05/2019 15h38 - Atualizado há 4 anos
Somente no primeiro trimestre de 2019, o Sine emitiu um total de 5.101 carteiras

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins tem um estoque de 3.200 carteiras de trabalho aguardando serem retiradas pelos solicitantes. Algumas foram emitidas em 2001.

De acordo com a gerente do Sine de Palmas, Cleudiana de Mesquita, geralmente os trabalhadores solicitam a carteira com a intenção de concorrer a uma vaga específica e quando a contratação não se efetiva como o esperado, eles desitem de buscar o documento. “Além disso, existem casos de mudança de cidade, falecimento, dentre outros motivos”, exemplifica a gerente.

Somente no primeiro trimestre de 2019,  o Sine emitiu um total de  5.101 carteiras e durante todo o ano de 2018 foram 19.338 exemplares. O documento é imprescindível nas contratações em empregos formais e também garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O prazo mínimo para a entrega da carteira de trabalho é de cinco dias. Quando o solicitante não retorna para buscá-la, o documento fica arquivado. Para a retirada do mesmo é necessária a apresentação do protocolo, mas se o trabalhador não o tiver pode apresentar a carteira de identidade.

Como solicitar a Carteira de Trabalho

O trabalhador interessado em ter o documento pode procurar o Sine localizado na Quadra 104 Sul, próximo ao Camelódromo de Palmas, portando os documentos pessoais originais (RG e CPF), uma foto 3X4 e comprovantes de endereço. Os trabalhadores que necessitarem da 2ª via devem apresentar boletim de ocorrência que registre a perda ou roubo do documento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.