Nomes serão oficializadas no encontro estadual do PT, que ocorrerá em 22 de março, em Palmas.
Notícias do Tocantins - A chapa "A Esperança é Vermelha" anunciou, nesta terça-feira (11), as pré-candidaturas à presidência para os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) de Palmas, Araguaína e Gurupi. As pré-candidaturas serão oficializadas no encontro estadual do partido, que ocorrerá no próximo dia 22 de março, em Palmas. O grupo conta com o apoio do ex-deputado federal Célio Moura, que deve integrar a chapa para concorrer ao diretório estadual.
Em Palmas, a chapa é liderada por Messias do MST. Em Araguaína, o pré-candidato é Fontes do PT, e, em Gurupi, o Professor Fabiano. Além disso, o grupo articula uma pré-candidatura para o diretório de Porto Nacional, a ser encabeçada pela Professora Penha.
O encontro estadual do PT, marcado para o dia 22 de março, terá como pauta o debate sobre a conjuntura nacional, a discussão e aprovação da Tese Estadual da sigla, além da organização da campanha da chapa estadual e nacional.
Declarações dos líderes
Célio Moura reforçou a proposta de oposição ao “governador bolsonarista” e em prol da organização do partido para formar uma chapa completa em 2026, de governador a deputado estadual. “O PT não é capacho de ninguém. Convido todos e todas as petistas a apoiarem e comporem a chapa A Esperança é Vermelha”, pontuou.
Hilton Faria, ex-vereador de Palmas e atual Secretário de Formação do partido, alertou sobre a necessidade de derrotar a classe dominante em todas as frentes. “Precisamos mudar a linha política do diretório estadual e nacional, investindo na organização e mobilização da classe trabalhadora”, disse.
A Professora Penha destacou as conquistas do PT, como os programas Luz Para Todos, transporte escolar, PRONAF e outras políticas para a agricultura familiar. “Vamos construir um partido de luta, com a participação de mulheres e homens militantes", declarou.
Jozafá, presidente do SINTAD, defendeu o protagonismo do PT: “A luta dos trabalhadores deve avançar no governo Lula. Vamos construir um novo rumo para o PT Tocantins, assumindo o protagonismo na organização da classe trabalhadora em sindicatos, locais de trabalho, bairros, igrejas e pontos de cultura.”
Professora Edilene Gonçalves, de Araguaína, ressaltou as conquistas na educação, como o Piso Salarial, FUNDEB, PROUNI e a criação de 20 universidades. “Precisamos organizar o Setorial de Educação no Tocantins e mobilizar trabalhadores e estudantes para fortalecer o partido”, afirmou.
Fontes, pré-candidato em Araguaína, destacou o desafio de combater a extrema direita: “Vamos organizar o partido em cada bairro, local de estudo e trabalho. A classe trabalhadora organizada jamais será pisoteada.”
Por fim, o Professor Fabiano propõe mobilizar e organizar centenas de militantes: “A prioridade é reconstruir o PT e montar um projeto popular para lançar uma chapa própria nas eleições de 2028. Quando há luta, o PT cresce, e a classe trabalhadora adquire consciência de classe.”