"A cobrança da taxa para acompanhar o evento é um total desrespeito à democracia", disse a chapa.
Notícias do Tocantins - A chapa OAB Independente anunciou que não participará do debate entre os candidatos a presidente da Seccional e da Subseção de Araguaína que ocorrerá no auditório da FACIT de Araguaína nesta terça-feira (29).
Em Araguaína, a chapa tem Davi Santos Morais como candidato à reeleição. Já no Estado, o advogado Gedeon Pitaluga busca o 3º mandato à frente da OABTO.
O motivo da não participação é que a chapa discorda da decisão da Atlética Tirânica, do curso de Direito da FACIT, de cobrar R$ 50,00 como taxa de inscrição para o público que deseja assistir de modo presencial. O debate também será transmitido pelo canal no YouTube da faculdade. Adversário de Gedeon, Leonardo Maciel já confirmou presença.
“A OAB Independente não pode aceitar a participação do debate sob tais regras limitadoras, pois estaria agindo contra tudo o que acredita e contra o que vem lutando há anos, que é a diminuição dos dispêndios para a advocacia e contra as desigualdades na Ordem”, frisou a chapa.
Ainda segundo a chapa OAB Independente, “a cobrança da taxa para acompanhar o evento é um total desrespeito à democracia e à essência da realização de um debate, pois restringe o acesso à informação e à participação livre e desimpedida da advocacia, inadmissível num processo eleitoral isento e igualitário”.
A chapa também destacou que a gestão OAB Independente vem fazendo um trabalho incansável de reduzir as desigualdades da classe, criando oportunidades para a Advocacia Jovem e aos colegas advogados e advogadas que ainda lutam para se estabelecer na profissão. Um exemplo disso é o fortalecimento das ações pela Jovem Advocacia e a manutenção da anuidade mais barata do Brasil há anos.
Embora tenha anunciado sua ausência nesta terça-feira, a OAB Independente destacou que participará dos debates realizados de maneira justa, respeitando integralmente a advocacia, o espírito democrático do processo eleitoral, a liberdade de expressão e o livre acesso à informação.