Forças Armadas

Com 300 homens, Exército Brasileiro inicia trabalho de combate a incêndios no Tocantins

22° Batalhão de Infantaria vai atuar em todo o Estado.

Por Redação 662
Comentários (0)

04/09/2020 15h41 - Atualizado há 3 anos
Exército combatendo incêndio

O efetivo de 300 homens do Exército Brasileiro iniciará as atividades de combate a incêndios e queimadas florestais no Tocantins.

A confirmação do início das atividades foi repassada pelo comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Marcus Alexandre Fernandes, ao vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, na manhã desta sexta-feira (4), no 22° Batalhão de Infantaria, na capital.

Palmas já receberá os servidos imediatamente. “Já vamos iniciar nossa atuação nos arredores de Palmas, especialmente na Serra do Lajeado, onde estão ocorrendo muitos focos. Os órgãos que lidam com este assunto nos trarão as demandas e nós vamos apoiar, executando as ações”, informou o coronel Carlos Gabriel Brusch, comandante do 22° Batalhão de Infantaria.

O comandante Marcus Alexandre destacou que, a partir de agora, o Tocantins passa a fazer parte da Operação Verde Brasil 2 e o 22° Batalhão de Infantaria vai atuar em todo o Estado.

“Trabalharemos em conjunto com todos os órgãos do Governo para contribuir no combate aos crimes ambientais e aos incêndios florestais. Vamos montar um Centro de Operações empregando todas as agências interessadas no combate aos incêndios para que possamos identificar exatamente onde serão os pontos principais a serem atacados”, explicou.

A solicitação para que o governo federal autorizasse o emprego das Forças Armadas no combate a incêndios dentro do território tocantinense foi realizada pelo governador Mauro Carlesse ao presidente da República, Jair Bolsonaro. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 20 de agosto.

“Estamos muito felizes em saber que fomos atendidos e que esta força já poderá nos ajudar no combate aos incêndios. Ficamos gratos pelo apoio e tenho certeza que esta será mais uma parceria de sucesso. O governador Mauro Carlesse já determinou que todos os órgãos permaneçam interligados com o Exército para que, juntos, consigamos realizar um trabalho de forma mais efetiva e eficaz”, afirmou o vice-governador Wanderlei Barbosa.

Cenário atual

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até essa quinta-feira (3), o Tocantins contabilizou 5.570 focos de incêndio. No mesmo período no ano passado, o Estado já havia registrado 7.398 focos.

Somente nos meses de julho e agosto, o Tocantins registrou, respectivamente, 1.361 e 1.714 focos de incêndio. Já nos primeiros dias de setembro foram 377 registros.

Estado e Forças Armadas agora vão atuar em conjunto
Encontro com o vice-governador

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.