Em nota pública

Comunidades quilombolas pedem anulação do processo de concessão do Jalapão

Elas afirmam que o Estado é contraditório em suas atitudes.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 722
Comentários (0)

27/11/2021 16h32 - Atualizado há 2 anos
Comunidades quilombolas emitem nota pública sobre concessão do Jalapão.

As dez comunidades quilombolas instaladas no Jalapão divulgaram uma nota pública neste sábado (27/11) sobre as últimas ações do Governo do Estado com relação ao processo de concessão dos serviços turísticos do Parque Estadual para a iniciativa privada.

No documento, afirmaram que a atitude do Governo é contraditória uma vez que criou o Grupo Estratégico para Estudos, Análises e Encaminhamentos sobre a Regularização de Terras Quilombolas e Comunidades Tradicionais na Região do Jalapão, mas segue com o processo de concessão.

As comunidades quilombolas avaliaram a criação do grupo como positiva, pois a partir dele pode vir a transparência e a garantia de resguardo dos direitos do povo quilombola no processo de concessão.

Mas em seguida afirmam que o movimento do governo do Tocantins é contraditório com a prática. “Pois o governo sinaliza que vai dialogar com as comunidades, para resolver nossas reivindicações, mas o processo de concessão denunciado pelas comunidades quilombolas do Jalapão, continua em andamento”, ressaltam.

As audiências públicas foram confirmadas para os próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

VEJA MAIS: 

ANULAÇÃO DO PROCESSO

Continuando no documento, as comunidades quilombolas exigiram que o processo de concessão do Parque Estadual do Jalapão seja anulado e que seja iniciado um novo processo de concessão.

Segundo as comunidades, esse novo processo deve obedecer a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que garante no artigo 6º, Consultas Prévias, Livres e Informada aos povos indígenas e tribais, toda vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-los direto ou indiretamente. 

Também, que as regularizações reivindicadas aconteçam numa primeira etapa, e depois se realiza o processo de concessão dos serviços turísticos do Parque Estadual do Jalapão”, finaliza a nota.

Assinam a Nota

COMUNIDADE QUILOMBOLA AMBRÓZIO

COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA ESPERANÇA

COMUNIDADE QUILOMBOLA CARRAPATO

COMUNIDADE QUILOMBOLA FORMIGA

COMUNIDADE QUILOMBOLA MATA

COMUNIDADE QUILOMBOLA MUMBUCA

COMUNIDADE QUILOMBOLA PRATA

COMUNIDADE QUILOMBOLA RIACHÃO

COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO NOVO

COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO PRETO

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.