Elimina o vírus

Covid-19: Esterilizadores já produzidos pela UFT de Araguaína serão doados para hospitais

O uso indiscriminado de lâmpadas UV-C pode causar cegueira e até câncer.

Por Redação 620
Comentários (0)

17/07/2020 11h33 - Atualizado há 3 anos
O esterilizador mata vírus e bactérias

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, já concluiu a produção de 23 esterilizadores manuais com raios ultravioleta tipo C. Os equipamentos serão doados para unidades hospitalares e vão ajudar no combate ao coronavírus (Covid-19).

Os esterilizadores foram desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade). Um protótipo do equipamento havia sido apresentado no mês de maio passado.

Segundo o professor Alexsandro Silvestre da Rocha, integrante da equipe do Labmade, cada dispositivo levou cerca de uma hora para ser produzido e tem a mesma eficiência dos modelos comerciais. Participam do projeto, além do professor Rocha, os professores Cláudia Adriana da Silva, Nilo Maurício Sotomayor Choque e Regina Lélis de Sousa, e a técnica do Labmade, Denísia Brito Soares.

Rocha destacou que o grupo também trabalha na pesquisa de outros protótipos, como o esterilizador de ar ambiente, também elaborado com materiais de baixo custo. O uso de raios ultravioleta tipo C (UV-C) permite a desinfecção por meio da interação da radiação com os microrganismos.

Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização, onde os comprimentos de onda na faixa de 210 e 330 nm são eficientes como germicidas, pois são facilmente absorvidas pelas proteínas e ácidos nucleicos de vírus e bactérias, provocando o rompimento de cromossomos e a consequente morte destes.

O professor alerta, entretanto, que o uso indiscriminado e sem cuidados técnicos de lâmpadas UV-C pode causar cegueira e até câncer. A equipe do Labmade pode ser contactada pelo e-mail do professor Rocha (alexsandro@uft.edu.br).

VEJA TAMBÉM

UFT de Araguaína desenvolve esterilizador que elimina o coronavírus e tem baixo custo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.