<span style="font-size:14px;">Os procedimentos realizados pelas delegacias da Policia Civil (PC) estão em processo de informatização em todo o Tocantins. A ação desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) já conta com a implantação do Sistema Gerenciamento de Procedimentos Policiais para Delegados e Escrivães de Polícia (Gerpol) em municípios como Palmas, Gurupi e Araguaína.<br /> <br /> A ferramenta tem como finalidade integrar todas as delegacias em tempo real, o que vai gerar uma padronização e uniformização dos procedimentos.<br /> <br /> Conforme o diretor de informática da SSP, Vanderlan Coelho Maciel, uma equipe já recebeu treinamento e está dando continuidade na implantação no interior<em>. "Na primeira etapa foi implantado o Boletim de Ocorrência e agora estamos implantando o processo de informatização dos procedimentos em todo o Estado”</em>, disse.<br /> <br /> Ainda segundo Maciel, a informatização dos procedimentos policiais traz mais agilidade para o trabalho da polícia e o aumento na qualidade do serviço para a sociedade.<em> “Mesmo em fase de implantação em algumas regiões, já temos mais de 20 mil boletins registrados no sistema e mais de 15 mil inquéritos”</em>, destacou.<br /> <br /> A informatização traz benefícios principalmente para os cidadãos, pois, com a utilização do Gerpol, é gerado um banco de dados estatísticos que possibilitará à PC fazer um trabalho de inteligência visando à prevenção dos crimes.<em> “Por ser padronizado no Estado inteiro, a devolução de um objeto roubado, por exemplo, se torna muito mais rápido, pois se ele já faz parte de um BO [boletim de ocorrência] que foi registrado, sabemos a quem devolver”</em>, apontou.<br /> <br /> <u><strong>Delegacia Virtual</strong></u><br /> <br /> A Policia Civil do Tocantins foi pioneira na implantação da Delegacia Virtual, em 2012. Com a tecnologia, o cidadão tocantinense pode registrar o Boletim de Ocorrência, via internet, pelo endereço online <a href="http://www.ssp.to.gov.br" target="_blank">www.ssp.to.gov.br</a> no link Delegacia Virtual, obtendo rapidamente respostas e, em casos como o de perda de documentos, o BO é assinado pelo delegado responsável, podendo ser impresso imediatamente.</span>