Mercado de trabalho

Desemprego entre jovens no Tocantins alcança o dobro da média geral, e gera preocupação

Isso significa que os jovens enfrentam desafios bem maiores no mercado de trabalho.

Por Redação
Comentários (0)

25/11/2024 17h19 - Atualizado há 1 mês
Taxa de desemprego está acima de 10% entre jovens do Tocantins

Notícias do Tocantins - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira (22), os dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD) contínua para o terceiro trimestre de 2024. O levantamento traz um panorama atualizado do mercado de trabalho e renda no país. O Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (NAEPE) trabalha com a temática em nível local.

De acordo com a NAEPE , o estudo do IBGE revelou que, no Tocantins, a taxa de desocupação geral é de 5%. No entanto, o número preocupante quando analisado entre os jovens de 16 a 24 anos, cuja taxa é mais que o dobro, atingiu 10,3%.

Sobre a renda, os dados gerais mostram que no estado, o rendimento médio cresceu 0,96% no trimestre, passando de R$ 2.751,50 para R$ 2.777,87, um aumento inferior ao índice nacional, que foi de 1,08%. Nesse sentido, o Tocantins possui o terceiro maior rendimento da região Norte, atrás apenas de Rondônia e Amapá.

Já a taxa de desocupação geral no estado, que foi de 5%, apresentou uma redução leve em relação ao mesmo período do ano passado, quando era de 5,35%. O desempenho acompanha a tendência nacional, que registrou queda de 7,68% para 6,4%.

Preocupação com a juventude

Para o coordenador do estudo junto à NAEPE , o economista Adriano Paixão, os dados reforçam uma preocupação com a geração mais jovem. “Enquanto a taxa de desocupação geral é de 5%, quando olhamos apenas para os jovens de 16 a 24 anos, o número salta para 10,3%. Isso significa que os jovens enfrentam desafios bem maiores no mercado de trabalho, algo que exige políticas públicas direcionadas para inserção e qualificação dessa faixa etária”, observa.

Comparativo com o Brasil

A economista destaca que, embora o Tocantins siga a tendência nacional de queda na desocupação, o desafio entre os jovens reflete uma preocupação que se estende a outros estados. Ele frisou a importância de continuar promovendo ações de desenvolvimento econômico, que já posicionaram o estado como destaque na região Norte, mas que ainda têm espaço para melhorias, principalmente no acesso de jovens ao mercado de trabalho.

Avanços e desafios

Para o diretor-geral da NAEPE , o economista Autenir Carvalho, os números divulgados pela PNAD Contínua reforçam que o Tocantins tem acompanhado o crescimento econômico nacional, com indicadores como o aumento da renda média e a redução da desocupação geral. “No entanto, o cenário para os jovens evidencia um desafio crítico para as políticas públicas locais”, conclui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.