<span style="font-size:14px;">O prefeito de Araguaína (TO), Ronaldo Dimas, decidiu retomar temporariamente o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino a partir desta segunda-feira (1º de março), mesmo sem o Governo do </span><span style="font-size:14px;">Estado ter quitado a dívida do ano passado e renegociado os valores para 2015. </span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">A decisão foi tomada após audiência em Palmas, na sexta-feira, 27, com os secretários estaduais da Educação, Adão Francisco de Oliveira, e da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira. O problema foi rediscutido e os secretários pediram um pequeno prazo para decisão.<br /> <br /> Em informe enviado aos pais dos alunos, o prefeito garantiu o funcionamento dos serviços até o dia 31 de março, prazo dado ao Governo do Estado para decidir sobre valor viável do transporte e quitação de dívidas pendentes à Prefeitura. Os valores devidos passam de R$ 1,6 milhão.<br /> <br /> <em>"Um mês sem aula é muita coisa, ainda bem que o meu filho vai poder estudar, já estava ficando preocupada com essa situação"</em>, disse Ana Maria, moradora do Residencial Jardim Belo e mãe do aluno Flávio Bezerra, da Escola Estadual Adolfo Bezerra.<br /> <br /> <em>"Graças a Deus o ônibus voltou a pegar a gente aqui, já perdi muita aula mês passado, agora é pegar o conteúdo com os colegas"</em>, disse a aluna Patrícia Figueira, também da escola estadual.<br /> <br /> <u><strong>Entenda</strong></u><br /> <br /> Em 2013, a Prefeitura de Araguaína acertou com o Governo do Estado do Tocantins o valor de R$ 1.829.000,00 divididos em 10 parcelas de R$ 182.900,00 para o transporte anual de 574 alunos da zona rural para as escolas estaduais, equivalendo a R$ 3.186,41 por aluno ao ano. Em 2014, sem comunicar ao Município, o Estado reduziu o valor para R$ 56.500,00. Na expectativa de regularização, a Prefeitura manteve o transporte para não prejudicar os alunos.<br /> <br /> O Município entrou com ação judicial cobrando a diferença, que era de R$ 1.617.000,00, que até agora não foi quitada. Além de não assumir a totalidade do débito, o Estado quer transferir a responsabilidade do transporte desses alunos à Prefeitura. Neste ano, são 703 alunos e, como base nos valores de 2013, o transporte escolar anual desses alunos ficaria em R$ 2.240.046,23. O Estado quer pagar R$ 565.000,00, inviabilizando o transporte.<br /> <br /> Conforme a Prefeitura, caso o Estado não decida e quite os débitos pendentes, após 31 de março o Município não terá mais condição de garantir o transporte que é de responsabilidade do Estado.</span>