Segundo Itamar, é preciso devolver o PT para o mapa político no estado do Tocantins.
Notícias do Tocantins - A União dos Diretórios do Partido dos Trabalhadores do Bico do Papagaio declarou apoio à pré-candidatura de Itamar Bandeira à presidência do Diretório Estadual do PT do Tocantins, no processo das eleições diretas 2025.
A decisão foi tomada durante uma reunião na cidade de Praia Norte. No encontro, estiveram presentes a presidente do PT de Itaguatins Judith Oliveira; o presidente do PT de Praia Norte, Itamar Bandeira, o presidente do Diretório do PT de Augustinópolis, Valdo Rosário, e a ex-candidata a vice-prefeita de Augustinópolis, professora Francinete Barroso.
Agora, a União dos Diretórios do PT do Bico tornou pública a decisão de apresentar o nome de Itamar Bandeira da Paixão como pré-candidato a presidente estadual do PT. Segundo Itamar, é preciso devolver o partido dos trabalhadores para o mapa político, no estado do Tocantins.
Conforme a análise do pré-candidato, no pior momento da história do PT com a cassação da ex-presidente Dilma e prisão do presidente Lula, o PT do Tocantins conseguiu eleger 1 deputado federal e 2 estaduais. “Com o ressurgimento do partido no cenário nacional e a volta triunfante de Lula em 2022, ao derrotar o então presidente Bolsonaro, o PT do Tocantins não conseguiu eleger sequer um deputado estadual e essa mesma situação se repetiu nas eleições municipais atuais, em que o PT fez apenas 3 prefeituras e poucos vereadores. É preciso devolver o partido para suas bases e que em 2026 possamos voltar a ter tanto deputados estaduais quanto federais”, afirmou o pré-candidato.
Os outros representantes do partido também apresentaram suas análises. De acordo com a professora Francinete Barroso, o PT é o partido que traz na sua história a luta em defesa do pobre, um partido que é a voz do trabalhador. “Por isso, a grandiosidade de seu legado é o combate incansável da exclusão social, uma vez que promove políticas públicas sérias em todas as áreas. A política de assentamentos no Bico é devida ao PT, que isso não cai no esquecimento”, enfatiza a professora.
Para Valdo Rosário, “é necessário voltar nas origens do PT e resgatar os princípios das bandeiras de luta do partido: reforma agrária, movimentos sociais, geração de emprego, garantia dos direitos trabalhistas, educação inclusiva, valoração das manifestações culturais, formação política para os filiados”, destacou.
Judith Oliveira também declarou apoio à pré-candidatura de Itamar, para que este “apoie efetivamente os companheiros e companheiras do Bico do Papagaio, principalmente nas eleições municipais”, afirmou. Em consonância aos demais membros petistas, a professora Francinete Barroso anunciou seu apoio a Itamar, destacando, dentre outras coisas, a boa articulação e interlocução do presidenciável, além da importância e do protagonismo do Bico do Papagaio na eleição nacional de 2022.
Em busca de apoios
A União dos Diretórios e Comissões Provisórias do Bico do Papagaio também confirmou que irá disputar, tanto o Diretório Estadual, quanto a presidência do PT no Estado do Tocantins. A instituição conta com 15 diretórios na região do Bico que apoiam a chapa. Nos outros municípios, onde os diretórios não integram a união, como nas cidades de Araguatins, Axixá, Sítio Novo, por exemplo, uma parte considerável da militância vem declarando apoio ao projeto.
O movimento de reconstituição de suas bases petistas na região vem buscando apoios também fora de sua área de atuação regional, ao ampliar um diálogo com a seção de Araguaína e correntes internas do PT de Palmas, Porto Nacional, Gurupi e outros municípios. A união dos diretórios também tem apoio dos ex-deputado federal Celio Moura e do ex-prefeito de Porto Nacional e ex-deputado federal e estadual, Paulo Mourão.