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Agendamento pela internet para emissão de carteira de identidade já está disponível no Tocantins

Na plataforma, deverão ser inseridos os dados pessoais, filiação e endereço residencial. Um protocolo é gerado no final.

Por Redação 2.790
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24/07/2019 14h30 - Atualizado há 4 anos
O atendimento pode ser agendado pela internet

O agendamento para a emissão da carteira de identidade ou 2ª via do documento já pode ser feito pela internet no Tocantins. Inicialmente, o serviço estará disponível somente em Palmas, mas depois será expandido para outras cidades.

No ato do agendamento, o cidadão marca a data e hora e também realiza um pré-cadastro através de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na plataforma, deverão ser inseridos os dados pessoais, filiação e endereço residencial. Um protocolo é gerado no final.

Depois de formalizado o pré-agendamento, o usuário deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3x4 recentes e CPF).

Os dados informados pelo cidadão serão validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25.

PAPI

A proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão documentos do órgão alcança, além do RG, os antecedentes criminais e é proporcionada pelo uso da Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI), desenvolvida pelos servidores da Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação.

Com o PAPI, todos os trâmites do procedimento para confecção dos antecedentes podem ser realizados pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos Núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e na sede do Instituto, em Palmas.

Esperamos com a implantação da plataforma agilizar a emissão dos documentos. Primeiramente na Capital, posteriormente no interior”, afirmou a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva.

A plataforma segue diretrizes previstas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins (PESSE), publicado em 26 de junho de 2019, na perspectiva de modernização da Polícia Civil e de uma gestão baseada em evidências e com foco no resultado.

"Dentro do diagnóstico que buscamos para o planejamento de projetos, ações e políticas públicas na área de segurança, foi evidenciada a necessidade de aprimoramento tecnológico dos serviços de emissão de documentos de identidade ofertados à população tocantinense. E, para a melhoria dos resultados buscados, focamos especialmente a celeridade desse serviço", ressaltou o secretário Cristiano Barbosa, titular da SSP.

Ainda segundo o gestor, o agendamento online é lançado juntamente com outras ações para aprimoramento dos serviços até então prestados pelo Instituto de Identificação e que careciam de maior eficiência.

Temos buscado fortalecer e melhorar a qualidade desse atendimento. Primeiro, conseguimos zerar todo o passivo de documentos atrasados que ainda precisavam ser confeccionados, para agora entregarmos à população. Hoje, possibilitamos o atendimento com hora marcada na Capital e com perspectivas de avanço do serviço para o interior do Estado. E estamos estudando parceria com os Correios para que o documento de identidade possa ser emitido também em suas unidades, inclusive por meio de coleta biométrica”, destacou.

O agendamento pode ser feito através deste link.

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