Educação

Estudantes da rede pública do Tocantins superam os 900 pontos na redação do Enem

Três estudantes compartilham suas histórias e a alegria de terem alcançado destaque.

Por Redação 4.608
Comentários (0)

11/02/2022 14h17 - Atualizado há 2 anos
Klycia Morais

Ter um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o que deseja milhares de estudantes brasileiros. E no Tocantins, vários alunos têm ótimos motivos para comemorar.

A estudante klycia Ivany Rosalves Morais, 19 anos, da Escola Estadual Dr. Valdecir Pinheiro, de Rio dos Bois, alcançou 940 na redação do Enem; Nicolle Prado, 18 anos, do Colégio Estadual Rio Sono, tirou 900 na redação; e a estudante Ranyelle Moura de Sousa, 18 anos, da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira de Goianí dos Campos, de Colmeia, comemora a nota 800 na redação.

Klycia falou desse momento de alegria que está vivendo. “Estou me sentindo realizada e feliz com esses 940 pontos. Apesar de ter sido um ano difícil, perdi pessoas com a Covid 19, o que interferiu na rotina dos estudos, mas me esforcei o máximo que pude e adquiri experiências com a redação. No Enem de 2020, eu tinha tirado a nota 920 pontos. Meu sonho é ingressar numa faculdade de Enfermagem ou Medicina, que me identifico muito”, frisou.

A estudante Nicolle também fala desse momento em sua vida. “Tirar a nota 900 na redação foi motivo de muita alegria, porque a minha rotina de estudos foi voltada para a proposta da escola. No ano passado, consegui firmar o hábito da leitura, o que me ajudou muito. Ressalto o trabalho dos professores da Escola de Rio Sono que nos ajudaram muito mesmo com a pandemia. Esses professores promoveram aulas extras para os estudantes que desejavam se preparar mais para os vestibulares e as avaliações externas como o Enem”, contou.

A estudante Ranyelle disse que estudar em casa foi um desafio e que mesmo assistindo às videoaulas ainda tinha muitas dúvidas sobre os conteúdos estudados. “Então, eu contei com a ajuda dos professores que me respondiam pelo WhatsApp. Eu escrevia as redações e enviava para a professora, que corrigia e sempre pedia para eu reescrever. Esse apoio foi fundamental para alcançar esse resultado”, ressaltou.

Em 2021, o tema da redação do Enem foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A professora Railma Sores, de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Estadual do Rio Sono, explicou como a escola se adaptou a essa realidade do ensino realizado de forma remota e ajudou os alunos a se prepararem para os vestibulares. 

“Durante o ano, foram desenvolvidas diversas atividades preparatórias de Língua Portuguesa e Redação para auxiliar os estudantes que estavam estudando de forma remota. E essas atividades foram elaboradas com base nas competências básicas do Enem”, comentou Railma.

Nicolle Prado
Ranyelle Sousa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.