Peixe Angical

Cheia do rio Tocantins preocupa moradores que vivem perto de hidrelétrica; empresa tranquiliza

Empresa desmente boatos sobre possível rompimento da barragem.

Por Conteúdo AF Notícias 14.662
Comentários (0)

27/12/2021 11h26 - Atualizado há 2 anos
Os técnicos garatem que a usina está operando normalmente e descartaram o risco de rompimento

Moradores e ribeirinhos que habitam o entorno da Usina Hidrelétrica Peixe Angical, no Rio Tocantins, no sul do estado, estão preocupados com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias, causando cheia nos rios e córregos da região.

Em consequência do grande volume de água, diversas propriedades na zona rural do município de Peixe ficaram completamente alagadas. Moradores gravaram áudios e vídeos mostrando os transtornos e prejuízos causados pelas chuvas, além do medo de novos alagamentos.

Famílias tiveram que abandonar suas casas. Outras precisaram ser resgatadas pela Defesa Civil, pois ficaram completamente ilhadas. As chuvas estão castigando a região desde a última sexta-feira (24).

"Gente, muitas pessoas achavam que nós estávamos brincando, mas estávamos vivendo um momento de desespero. Eu estava com 3 crianças pequenas no carro este momento aí foi a hora que conseguimos sair do local da inundação. Acordamos às 4 da manhã com tudo cheio de água, o desespero foi grande, pegamos o que demos conta e graças a Deus estamos vivos. Conseguimos voltar pra ajudar várias pessoas com a ajuda de Deus. Tudo alagado, infelizmente tudo desse jeito, muitas famílias precisando de ajuda, todos ilhados", publicou uma moradora que estava em um rancho na região conhecida como Piaçaba, às margens do Rio Tocantins.

Vídeo

O local é bastante frequentado por famílias que têm propriedades na região. A situação foi registrada na manhã deste domingo (26).

A Defesa Civil orienta que as pessoas não se arrisquem entrando nos rios e estradas alagadas. Isso porque muitos fios de alta-tensão ficaram encobertos pela água.

USINA HIDRELÉTRICA

Outra preocupação dos moradores é com a vazão máxima da Usina Hidrelétrica de Peixe (Enerpeixe) e boatos de que haveria risco de um possível rompimento, o que foi negado prontamente pela empresa responsável.

O portal AF Notícias procurou a Enerpeixe, empresa responsável pela UHE Peixe Angical, que se manifestou por meio da equipe técnica.

A empresa garantiu que não há riscos de rompimento e afirmou que a usina é a melhor do país no que diz respeito à excelência em segurança. A empresa informou ainda que a usina está operando normalmente e que essa situação de cheia é comum todos os anos no período chuvoso.

Por telefone, funcionários do setor técnico da Enerpeixe explicaram que a usina está em contato com Defesa Civil dos municípios e repassando informações de hora em hora para que não haja pânico entre os moradores e ribeirinhos.

“A usina está em condições normais de operação. Esse tipo de situação é normal todos os anos devido ao aumento do volume de águas. Não há nenhum tipo de risco de rompimento, essas informações são Fake News. A Usina de Peixe Angical é a melhor Usina do Brasil, tem conceito de excelência em segurança”, disse um dos técnicos que operam na barragem.

VEJA A NOTA COMPLETA

"A Investco, empresa responsável pela gestão da Usina Hidrelétrica de Lajeado, e a Enerpeixe, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical, informam que as comportas dos dois empreendimentos estão abertas desde meados de dezembro, devido ao aumento das chuvas na bacia do rio Tocantins. Sendo assim, as Empresas esclarecem que a quantidade de água que escoa por seus vertedouros é a mesma que ingressa por meio da chuva, um fenômeno natural sobre o qual as usinas não têm nenhuma influência. 

Ainda assim, ambas as Usinas têm mantido a Defesa Civil e as Prefeituras de suas áreas de abrangência informadas de quaisquer incrementos de vazão detectados e orientam a população que reside ou visita as praias abaixo das usinas a ficarem atentas à elevação do nível da água e a evitarem o banho na região. A Investco e a Enerpeixe acrescentam que as hidrelétricas seguem operando segundo as orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Vale lembrar que as usinas Peixe Angical e Lajeado ocupam respectivamente, a primeira e a segunda posições na avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica que ranqueia as melhores hidrelétricas do Brasil. Ambas obtiveram nota máxima do órgão regulador no critério de segurança".

Vídeo

 

Vídeo

 

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.