Obra custará quase R$ 900 mil aos cofres públicos do Governo do Estado.
Notícias do Tocantins – A tradicional Escola Estadual Beira Rio, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, será completamente reformada. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na tarde desta quinta-feira (17) pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante mais uma etapa do projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros.
Com investimento de R$ 828.278,86, a intervenção atenderá uma demanda antiga da comunidade escolar e representa a oitava obra autorizada dentro do programa. A unidade atende atualmente 1.349 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Durante a assinatura, o governador destacou a importância da Beira Rio para o sistema educacional do estado e prometeu uma reforma “à altura” da história da escola. “É a mais antiga de Luzimangues. Queremos um espaço novo e digno, principalmente para os nossos alunos e professores”, afirmou. Wanderlei também determinou a substituição dos atuais climatizadores por aparelhos de ar-condicionado em todas as salas.
A Escola Estadual Beira Rio, com 1.349 alunos matriculados em diferentes etapas da educação básica, começando pelo Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano); as três séries do Ensino Médio; e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no 3º segmento. A unidade de ensino desempenha um papel fundamental na garantia do acesso à educação para adolescentes, jovens e adultos do distrito de Luzimangues e região.
A reforma da unidade envolve a implantação de um posto de transformação de energia com capacidade de 112,5 kVA, que vai proporcionar maior estabilidade no fornecimento de energia elétrica para a comunidade escolar. Outras melhorias envolvem a reforma completa dos banheiros; recuperação do telhado; e a pintura geral do prédio, promovendo melhorias estruturais que contribuem para um ambiente escolar mais seguro e funcional.
Para o diretor da escola, Emerson Nogueira, a reforma chega em boa hora. “A climatização é uma das maiores necessidades. As melhorias vão refletir diretamente no desempenho dos alunos e nas condições de trabalho dos professores”, comentou.
O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, destacou que a Beira Rio tem mais alunos do que muitos municípios brasileiros têm de habitantes. “Temos uma equipe pedagógica dedicada, professores qualificados e uma educação de qualidade. Agora, precisamos de uma estrutura compatível com esse esforço”, defendeu.