Vicente de Sousa

Escultor se destaca no Tocantins com obras artesanais de cimento que impressionam

Quem vê se impressiona com as esculturas expostas pelos detalhes e tamanhos reais.

Por Redação 3.040
Comentários (0)

10/09/2019 17h38 - Atualizado há 4 anos
Engenho

Quem passa pela BR-153 nas cidades de Miranorte, Brasilândia e Rio dos Bois, no Tocantins, impressiona-se com as esculturas expostas ao lado da rodovia. São animais, pessoas e frutas típicas da região em tamanhos reais e outros em formatos gigantes.

As obras artesanais feitas em cimento são do escultor Vicente de Sousa Ribeiro. Elas ainda podem ser vistas em mais seis cidades, entre elas Babaçulândia, Tupiratins e Araguaína.

Tudo é feito sem maquinário. Tudo o que eu faço é 100% artesanal e também pode ser feito sob medida e até personalizado”, contou o escultor.

Cearense de Canindé, Vicente citou ainda que começou a trabalhar com os padres na fabricação de bonecos de corda. “Mas vi que o negócio não engataria assim. Logo fui aprendendo, na marra e no talento, a fazer trabalhos em cimento, assim, com o desenvolvimento totalmente artesanal”, afirmou.

Trabalho reconhecido

Com tanto capricho, as esculturas de Vicente são famosas em todo Estado do Tocantins, montadas em praças, canteiros, praias, áreas públicas e clubes particulares de lazer.

Hoje seu trabalho é reconhecido e admirado. Em Araguaína, as esculturas do artesão podem ser vistas no Parque 3J, com animais e chuveiros personalizados.

Principais obras

Em Itapiratins, os destaques são para o carro de boi, engenho, canoa com dois pescadores, cinco panelas de ferro grande e um pequi com quatro carroças no entroncamento da cidade.

Também no entroncamento, em Brasilândia, chamam a atenção um carro de boi, um cavalo puxando um arado, um boi com cavaleiro montado, um casal de idosos trabalhando e três Araras Canindé grandes.

Em Miranorte, no Posto Patrão, são os animais silvestres que se destacam: leão, lobo guará, tartaruga, tigre de bengala, onça pintada, camelo, capivara com filhote, zebra, elefante, jacaré açu, caititu, veado mateiro, sucuri, paca, um galho com três macacos, um galho com três araras vermelhas, sete coelhos brancos, águia grande e duas garças brancas.

Um tucunaré gigante na entrada da cidade de Babaçulândia é a principal obra do artesão no local, onde ainda podem ser encontradas a escultura de São José e os chuveiros da praia São José, na beira-rio.

Ainda podem ser vistas obras em destaque nas cidades de Miracema, Nova Rosalândia e Fortaleza do Tabocão.

Zebra
Jacaré dentro da água
Pequi

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.