Especialista destaca importância de hábitos saudáveis no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Por Redação AF
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08/08/2015 11h46 - Atualizado há 2 meses
<span style="font-size:14px;">Neste s&aacute;bado (8) &eacute; comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, dia de pensar que, todos n&oacute;s devemos ter h&aacute;bitos saud&aacute;veis, para n&atilde;o contrair essa ou outras doen&ccedil;as. Os cuidados com todo o corpo, a rela&ccedil;&atilde;o entre o social, emocional e f&iacute;sico, s&atilde;o importantes para aumentar a qualidade de vida e a busca tem que ser com frequ&ecirc;ncia.<br /> <br /> Quem explica como podemos obter h&aacute;bitos saud&aacute;veis &eacute; a psic&oacute;loga e psico-oncologista da Oncocl&iacute;nica, Tocantins, Cristhina Ramos. <em>&ldquo;Sa&uacute;de &eacute; o total bem estar biopsicossocial da pessoa e n&atilde;o apenas a aus&ecirc;ncia da doen&ccedil;a. &Eacute; preciso que voc&ecirc; participe ativamente da sua sa&uacute;de&rdquo;.</em><br /> <br /> A doutora acrescenta que, &eacute; importante ficar atento aos exames de rotina (preventivos), ir ao m&eacute;dico periodicamente. Al&eacute;m disso, cuidar do emocional. <em>&ldquo;&Eacute; preciso termos controle de problemas e se s&atilde;o dif&iacute;ceis de resolver, muitas das vezes precisamos da ajuda de um profissional, um psic&oacute;logo por exemplo para nos orientar&rdquo;</em>, disse.<br /> <br /> Para a psic&oacute;loga, relacionamentos saud&aacute;veis com o companheiro, amigos e fam&iacute;lia s&atilde;o muito importantes e contribuem para termos uma &oacute;tima qualidade de vida, al&eacute;m da pr&aacute;tica de exerc&iacute;cios f&iacute;sicos, sono restaurador e uma boa alimenta&ccedil;&atilde;o. Outro fator &eacute; ficar atentos a pequenos sinais, o autoexame, de mamas (mulheres), pele, boca e outros. <em>&ldquo;Voc&ecirc; precisa participar da sua sa&uacute;de&rdquo;</em>, destacou.<br /> <br /> <strong><u>Algumas dicas de h&aacute;bitos saud&aacute;veis:</u></strong><br /> <br /> Alimenta&ccedil;&atilde;o balanceada e nutritiva<br /> <br /> Praticar atividades f&iacute;sicas (com orienta&ccedil;&atilde;o m&eacute;dica)<br /> <br /> Atividades de lazer e culturais<br /> <br /> Conviv&ecirc;ncia social<br /> <br /> N&atilde;o ter medo de procurar um profissional de sa&uacute;de quando apresentar doen&ccedil;as ou problemas psicol&oacute;gicos</span>
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