Saúde

Estado nega passagem para criança fazer tratamento em Brasília e MPE recorre à justiça

A criança é de Augustinópolis e tem retorno ao hospital marcado para os dias 7 e 8 deste mês.

Por Redação
Comentários (0)

06/11/2018 14h01 - Atualizado há 5 anos
Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins suspendeu as passagens rodoviárias para o tratamento de uma criança de apenas um ano realizado no hospital da Rede Sarah, em Brasília (DF).

A criança é de Augustinópolis e tem retorno ao hospital marcado para os dias 7 e 8 deste mês. Em decorrência da negativa do Estado, o Ministério Público Estadual (MPE) recorreu à justiça para garantir o transporte.

Segundo o MPE, a criança sofre com sindactilia de dedos da mão, ausência congênita de dedos da mão e pé torto congênito idiopática. Ela faz tratamento contínuo há meses sempre com passagens fornecidas pelo Estado, que agora estão comprometidas.

Para não fornecer as passagens, segundo o MPE, a equipe médica da regulação justificou que o tratamento de saúde referente ao pé torto congênito agora é disponibilizado no Hospital Infantil de Palmas e que não haveria necessidade de continuar na Rede Sarah. 

Mas as informações apresentadas ao MPE apontam que a paciente necessita continuar com o seu tratamento na Rede Sarah de hospitais de reabilitação, uma vez que os procedimentos para o controle da doença já foram iniciados e que uma possível alteração de local pode atrapalhar de forma significativa no andamento do tratamento.

Antes de ingressar com a ação na justiça, o Promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve retorno.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.