Tocantinópolis

Estudantes de curso técnico apresentam soluções inovadoras para problemas ambientais

Encontro tem como proposta principal apresentar soluções inovadoras para problemas ambientais.

Por Redação
Comentários (0)

30/11/2024 08h15 - Atualizado há 1 semana
Coordenadora do curso, Emanuelle Angelica, fala aos estudantes

Notícias do Tocantins - Estudantes e professores do Colégio Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis, se reuniram no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nesta sexta-feira (29), para a apresentação dos Projetos de Intervenção Ambiental, desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico em Controle Ambiental integrado ao ensino médio.

Objetivo do evento

O encontro tem como proposta principal apresentar soluções inovadoras para problemas ambientais reais observados pelos estudantes em sua comunidade, utilizando pressupostos da metodologia de pesquisa-ação. Essa abordagem permite que os estudantes unam teoria e prática em projetos que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo juvenil.

Participação e parceria

O evento contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, incluindo estudantes, professores orientadores, a coordenadora do curso técnico, Emanuelle Angelica Silva Cavalcante, e parceiros institucionais.

Impacto dos projetos

O evento promete ser um marco no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes, ao permitir que eles apresentem suas propostas de intervenção para um público crítico e engajado. A expectativa é que os projetos inspirem tanto os próprios estudantes quanto os parceiros a continuar buscando soluções práticas e inovadoras para os desafios ambientais do Tocantins.

Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsAppTelegramFacebookThreads e Instagram.

Alunos fazendo a apresentação

Depoimentos

Coordenadora do curso técnico em Controle Ambiental, Emanuelle Angelica Silva Cavalcante

“Os projetos de intervenção ambiental foram idealizados e implementados com a colaboração ativa dos estudantes e professores, buscando promover um olhar crítico e reflexivo entre eles, além do incentivo ao desenvolvimento de projetos como forma de iniciação científica. Ao longo dessa jornada, buscamos integrar conhecimentos teóricos e práticos, estimulando a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Gostaria de expressar minha gratidão pela disponibilidade e atenção dos parceiros que puderam ouvir, apreciar, tornando esse momento um debate necessário. Suas contribuições foram valiosas para o enriquecimento dos resultados e o direcionamento os futuros técnicos em Controle Ambiental”.

Professor de Ciências Biológicas Moizes Cordeiro

“O Projeto de Intervenção do Curso TCA é o momento em que os estudantes sugerem e/ou implementam mudanças possíveis em suas comunidades. “Para nós, professores, é a hora de discutirmos nossas relações com a comunidade, identificando suas reais necessidades e colaborando para a construção de soluções sustentáveis”.

José Tiago Sousa Cardoso, estudante da 3ª série do ensino médio técnico

“Participar da construção do projeto de intervenção ambiental foi muito importante para mim, pois pude entender mais sobre os problemas ambientais da minha cidade e desenvolver ideias que podem fazer a diferença colocando em prática o que estudamos em sala de aula.”

Professor Dr. Jéferson Muniz Alves Gracioli, parceiro da UFNT

“A participação na apresentação dos projetos de intervenção do Colégio José Carneiro de Brito com temáticas ambientais são fundamentais para a formação dos estudantes e para a conscientização que desencadeamos com a natureza. Por meio desses projetos, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, desenvolvendo iniciativas práticas que abordam questões ambientais urgentes, problematizando os aspectos socioambientais, pensando na redução de resíduos e o combate às mudanças climáticas. Esses projetos não apenas estimulam o protagonismo juvenil, mas também contribuem para a formação de uma geração mais consciente e engajada na construção de uma consciência planetária. A apresentação dessas iniciativas em eventos escolares e na universidade reforça a importância de unir educação e práticas ambientais, mostrando que a escola é um espaço de transformação e de construção de soluções para os desafios socioambientais contemporâneos. Estou muito orgulhoso em participar da banca de avaliação dos projetos e pretendo contribuir com reflexões dos estudantes e professores da escola.”

Ma. Eveliny Almeida Feitosa Jácome, secretária executiva da UFNT

“Foi uma honra participar como avaliadora na banca dos projetos de intervenção do Curso Técnico em Meio Ambiente do Ensino Médio. Fiquei impressionada com a criatividade, o comprometimento e a capacidade dos alunos em propor soluções sustentáveis para desafios ambientais. Essa experiência reforçou minha crença na educação como uma ferramenta de transformação e me motivou a continuar contribuindo para iniciativas que promovam a conscientização ambiental. Agradeço pela oportunidade de fazer parte desse processo tão significativo”.

Huarlison de Souza Silva, segundo sargento da Polícia Militar

“É um privilégio participar de um evento tão significativo, que reflete a importância de engajar os jovens em iniciativas que impactam positivamente a comunidade. Projetos como esses mostram que, juntos, podemos construir soluções inovadoras para questões ambientais”.

Apresentação dos estudantes

Entrega de presentes para os parceiros

Projetos de Intervenção do Curso Técnico em Controle Ambiental

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.