Politicagem

Ex-prefeito cassado e condenado por improbidade vai coordenar a TV Assembleia

O ex-prefeito foi condenado por improbidade administrativa e teve o mandato cassado pelo TRE em 2016

Por Nielcem Fernandes 1.508
Comentários (0)

19/02/2019 11h52 - Atualizado há 5 anos
Mesmo com a manifestação do Sindicato o presidente fez outra nomeação política

Após a repercussão negativa da nomeação do ex-prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, para o cargo de Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, na última quinta-feira (14), o presidente da Casa, Toinho Andrade (PHS), gerou uma nova polêmica e 'mal estar' com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjor) ao fazer outra nomeação de cunho meramente político.

Após a nomeção de Homero Júnior, o Sindjor emitiu nota de repúdio e reivindicou que os cargos da comunicação sejam ocupados por profissionais da área. Mas a reação parece não ter surtido efeito.

Dessa vez, Toinho Andrade nomeou o também ex-prefeito Gilvane Pereira Amaral, de Monte do Carmo, como coordenador de operações da Fundação Rádio e Televisão do Parlamento (Fundaleto), a TV Assembleia.

Além de não ter formação na área de comunicação, assim como o diretor, o ex-gestor já foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Gilvane também teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 2016.

"NOTA DE REPÚDIO

Diante da publicação no *Diário Oficial nº 2749 de 14 de fevereiro de 2019 da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins que trouxe a nomeação do ex-prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, para o cargo de Diretor de Comunicação da Assembleia*, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor/TO) vem a público repudiar a nomeação que deveria ser feita para um profissional da Comunicação.

Em função da situação, adota ainda as seguintes providências:

A) solicita uma reunião imediata com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado estadual Antônio Andrade, para expressar diretamente sua posição e reivindicar garantias de que os cargos da Comunicação na Casa serão destinados aos profissionais da área;

B) insiste desde já com os órgãos públicos para que indicações a cargos públicos de Comunicação sejam destinados a profissionais da área, sejam jornalistas, publicitários, relações públicas, radialistas ou profissionais de TV;

C) decide inserir as denúncias relativas à Assembleia Legislativa quanto à nomeação de políticos a cargos da Comunicação no dossiê que prepara para entregar ao Ministério Público do Estado sobre a violação de garantias profissionais dos jornalistas;

D) coloca-se à disposição de todos os jornalistas e assessores de Comunicação da Assembleia Legislativa e do Estado para fazer debates, reuniões e adotar todas as medidas necessárias para garantir o respeito à autonomia profissional a que todos os jornalistas, e cada um, têm direito.

Palmas- Tocantins, 15 de fevereiro de 2019

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins”

O AF Notícias entrou em contato com a Assembleia e aguarda o posicionamento da presidência.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.