Ruth Almeida

Ex-quebradeira de coco lança livro com receitas típicas da gastronomia tocantinense

Em 2016, ela ficou em 3º lugar no reality show 'Cozinheiros em Ação', do Canal GNT.

Por Redação 1.144
Comentários (0)

25/02/2021 12h50 - Atualizado há 3 anos
Ruth Almeida

O livro “Raízes Gastronômicas do Tocantins”, da chef de cozinha Ruth Almeida, será lançado no próximo sábado (27) por meio de Live com transmissão ao vivo. A obra traz receitas criadas pela chef que focam a identidade gastronômica do Estado após anos de pesquisas em comunidades tradicionais da região. Na publicação, Ruth apresenta 30 receitas com produtos, temperos e modos de fazer que, na visão dela, marcam as raízes gastronômicas do Tocantins.

As receitas trazem alimentos que são referência na gastronomia local, como a galinha caipira, o peixe, a costelinha suína e o pequi em pratos diferenciados. Nas criações de Ruth Almeida, um pequi que, usualmente, é utilizado no arroz ou frango, por exemplo, se transforma em sobremesa, como o Pudim de Pequi.

São produtos que já estão há décadas nas mesas dos tocantinenses. Apenas sugiro algumas técnicas especiais de diferenciação para se tornar mais atrativas visualmente, criativas e até mais saborosas”, aponta Ruth Almeida.

Todas as receitas focam memória afetiva, ancestralidade e identidade gastronômica. “Quero que, quando cada pessoa provar e executar a receita, possa aguçar boas lembranças e memórias, pois certamente vão lembrar de uma avó, uma mãe, alguém especial”, ressalta a Chef.

A seleção foi especialmente escolhida por ela a partir de pesquisas sobre memórias das comunidades tradicionais e também de suas raízes e memórias.

Nas pesquisas de cerca de quatro anos, a chef desenvolveu um acervo de mais de 100 receitas, das quais 30 foram especialmente selecionadas para o livro. Ela aponta uma como a mais especial. “O Peixe Pintado Assado na Folha de Bananeira é, certamente, o meu preferido. Eu aprendi com os meus pais, tanto que eu o chamo popularmente de Pai e Mãe, e me emociono cada vez que eu o faço, pois levo eles no coração quando vou para a cozinha e faço questão de que cada pessoa sinta essa emoção também quando for consumir”, descreve Ruth, ao explicar a escolha do prato para a capa de sua publicação autoral.

Todas as receitas foram conduzidas priorizando o cuidado com a terra, a comunhão das comunidades e a luta pela preservação da cultura, transformando saberes ancestrais em alta gastronomia. “Toda comida carrega uma história, uma identidade, então, cozinhar é também um ato de resistência”, declara. 

Capa do livro

Livro

O e-book digital pode ser acessado por meio do link https://online.fliphtml5.com/epoxz/xmep/ e também estará disponível nas redes sociais da chef Ruth Almeida (Facebook - Ruth Almeida e Instagram - @chefruth) e de sua empresa Raízes Gastronômicas (Facebook – Raízes Gastronômicas e Instagram - @raizesgastronomicasto).

Já o livro impresso será distribuído a empresários do ramo do turismo e gastronomia, e nas comunidades quilombolas, da região do Jalapão, Taquaruçu, Ilha do Bananal e Serras Gerais.

A solenidade de lançamento acontecerá na Pousada Café da Mata, em Taquaruçu, e será restrita a parceiros do projeto, por conta da pandemia, mas será transmitida ao vivo a todos pelo Instagram @chefrut. Estará presente na programação o também chef de cozinha David Hertz, da Organização Gastromotiva, do Rio de Janeiro (RJ).

David Hertz veio ao Tocantins para participar do projeto como voluntário, pela semelhança de ideais no campo da gastronomia social. Chef e empreendedor social, Hertz é cofundador da Gastromotiva, organização social que busca promover uma nova consciência alimentar e gerar oportunidades através da educação, inclusão e combate ao desperdício.

Eu acredito que juntos podemos alimentar a humanidade com humanidade. Conectando pessoas e construindo pontes, podemos transformar a sociedade para ser mais justa”, defende.

O empreendedor social também estará presente na execução do projeto Raízes Gastronômicas do Tocantins, que inclui não só o livro como também palestras sobre turismo e gastronomia regional, com o objetivo de trabalhar a identidade da gastronomia local como propulsora do turismo em todas as regiões do Estado

Projeto

As palestras acontecerão na região do Jalapão, de 28 de fevereiro a 10 de março, nos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins, apresentadas pelos chefs de cozinha Ruth Almeida e David Hertz, e ainda pela educadora financeira Luzia Rica, que dará dicas de empreendedorismo aos empresários do ramo de turismo e gastronomia.

Além das palestras e do livro, o projeto conta com oficinas em vídeo sobre as receitas que focam a identidade gastronômica das regiões de Serras Gerais, Jalapão e Ilha do Bananal e ainda uma oficina online para estudantes de turismo sobre experiência gastronômica no roteiro turístico para fortalecer o patrimônio cultural do Tocantins.

Patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc e realizado pela chef Ruth Almeida, o projeto tem a produção executiva de Cinthia Abreu, da ONG A Barraca, e o apoio cultural das empresas Viva Jalapão e Jalapão Expedições.

Ruth Almeida

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis.

Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.

Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, e hoje se tornou empresária na área de consultoria, palestras e oficinas nas áreas de gastronomia e empreendedorismo.

De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.