Assembleia

Projeto de lei homenageia ex-presidente do PT com título de cidadão tocantinense

Ele é o primeiro suplente da senadora Kátia Abreu.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

10/05/2022 15h08 - Atualizado há 1 ano
Donizeti Nogueira

Ex-senador e militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), Donizeti Nogueira pode ser homenageado com o título de cidadão tocantinense. O projeto de lei já tramita na Assembleia Legislativa.

Donizeti Nogueira é o primeiro suplente da senadora Kátia Abreu e já presidiu o PT no estado por várias vezes. Ele assumiu a cadeira no Senado quando Kátia saiu para comandar o Ministério da Agricultura no governo de Dilma de Rousseff, entre 2015 e 2016.

A homenagem foi proposta pela deputada estadual Amália Santana (PT), que justifica os “relevantes serviços prestados por Donizeti Nogueira à comunidade tocantinense”.

Em 2007, a Assembleia Legislativa concedeu título de cidadão tocantinense ao ex-presidente Lula (PT), porém, a homenagem nunca foi entregue.

Trajetória de Donizeti Nogueira, segundo o projeto

Donizeti Nogueira nasceu no dia 15 de outubro de 1955 em Minas Gerais, filho de Geraldo Francisco Nogueira e Hominda Borges Nogueira, é o primogênito de 11 irmãos.

Sua trajetória profissional começou aos seis anos como lavrador quando acompanhava o pai na labuta de agregado e meeiro. Aos 12 anos foi para cidade para estudar e aos 19 anos cursou Técnicas Agropecuárias na cidade Igarapava-SP. Aos 22 anos, mudou-se de Minas para Goiás para trabalhar como supervisor de vendas de uma empresa de calcário agrícola.

Nogueira iniciou sua militância no movimento da juventude de igreja ainda nos anos 70. Nos anos 80, aos 24 anos, mudou-se para Gurupi para trabalhar como supervisor de vendas em uma empresa de sementes melhoradas de arroz, milho e soja. Lá, conciliou o trabalho profissional com a militância no movimento cultural e político.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1983 e, seis anos depois, foi eleito presidente do Diretório do PT de Gurupi. Com a criação do Estado do Tocantins, integrou a 1° Comissão Provisória do Partido em 1988, momento que se candidatou a deputado federal. Em 1989, Donizeti foi eleito o 1º presidente do Diretório Estadual do PT.

Nos anos 90, coordenou a Caravana da Cidadania (1994), realizada pelo ex-presidente Lula. Foi também candidato a deputado estadual (1990) e a senador da República (1994).

No início da década de 2000, cursou Administração na Unitins - Universidade do Tocantins. Nesta época, participou do movimento estudantil SOS Unitins, que resultou na federalização e consequentemente na implantação da UFT - Universidade Federal do Tocantins, onde concluiu a graduação.

Como secretário-geral do PT, coordenou campanhas do Partido, com destaque para as campanhas vitoriosas do ex-presidente Lula em 2002 e do ex-prefeito de Palmas, Raul Filho (2004). Em 2005, assumiu a Secretária Municipal de Governo, oportunidade em que implantou o programa Prefeitura nos Bairros, que descentralizou os serviços de gestão e atendeu mais de 150 mil palmenses.

Também assumiu a Secretaria de Orçamento Participativo e Programas Especiais, onde atuou como elo entre Governo Municipal e Federal, através do Escritório de Representação da prefeitura de Palmas em Brasília. Em conjunto com a equipe de técnicos, coordenou a captação de recursos, não só para Palmas, mas para outros municípios do Tocantins. Na articulação comunitária, apoiou diversos eventos ligados aos movimentos sociais e oportunizou a cerimônia do casamento comunitário para mais de 700 casais.

Em 2010, foi reeleito presidente do PT no Tocantins. Em 2014, foi eleito primeiro suplente de Kátia Abreu ao Senado Federal e assumiu a vaga quando Kátia virou ministra da Agricultura.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.