Feira de Tecnologia Agropecuária ocorrerá de 14 a 18 de maio.
Notícias do Tocantins - A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea) realizará no próximo dia 10 de maio o Curso de Capacitação de Processamento de Pescado como forma de agregação de valor ao produto, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Os peixes que serão utilizados na capacitação, sendo 40 kg doados pela Associação dos Pescadores Profissionais do Estado do Tocantins (APPET) e pela Colônia de Pescadores de Palmas Z10, além de mais de 200 kg adquiridos pela Sepea através de licitação, serão transformados em produtos para degustação durante a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins).
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Pesca da Sepea, o engenheiro ambiental Dyego Reis, a parceria firmada entre as entidades e o Governo do Estado, além de beneficiar os participantes do curso, será estendida para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).
“Os peixes já estão no laboratório do IFTO para o início do curso que ocorrerá na próxima sexta-feira e estamos com grande expectativa para que o produto que os participantes vão processar seja usado para degustação durante a Agrotins”, explicou Dyego Reis.
Processamento de pescados
Foram doados à Sepea 40 quilos de Mapará, espécie de peixe com grande potencial gastronômico. Durante o curso, os participantes aprenderão tecnologias de processamento e industrialização de peixes, abordando assuntos como conservação, salga, defumação, aproveitamento de Carne de Peixe Mecanicamente Separada (CMS) e outras técnicas.
O objetivo é disseminar a diversidade de produtos que podem ser produzidos à base de pescados, agregando valor, aumentando a vida útil e oferecendo novas opções de consumo.
Agrotins 2024
O Pavilhão da Pesca e Aquicultura já está em fase de preparação, e a expectativa é reunir no espaço todas as informações e atividades voltadas para o desenvolvimento do Setor.
Está previsto na programação um simpósio sobre bioeconomia, com palestras sobre o uso de resíduos na cadeia do pescado, região da água na produção de tilápias e a experiência com a aquaponia comercial, entre outras temáticas.