Seduc

Governo anuncia retomada das aulas não presenciais para alunos do ensino fundamental

Agora todos os estudantes estarão com as atividades do ano letivo em execução.

Por Redação 1.896
Comentários (0)

10/09/2020 15h08 - Atualizado há 3 anos
Aulas estão suspensas no Tocantins desde o dia 16 de março

As atividades escolares para os estudantes do ensino fundamental, 1º ao 9º ano, serão retomadas a partir desta quinta-feira (10), na modalidade não presencial. Com essa nova etapa, todos os estudantes da rede estadual do Tocantins estarão com o ano letivo em andamento.

"Nossa preocupação com a execução do calendário escolar está alinhada com a preocupação com a manutenção da saúde dos estudantes e de todos os profissionais da educação que atuam nas unidades de ensino. Desse modo, estamos realizando atividades não presenciais, seguindo todas as recomendações das organizações e autoridades de saúde", pontuou a secretária da Educação, Adriana Aguiar.

Cronograma

As atividades para as escolas do ensino fundamental começam nesta quinta-feira (10), com a entrega aos professores do material de língua portuguesa e matemática - Aprova Brasil, e os livros de Educação para o Trânsito (manual do professor).

Já nesta sexta (11) e segunda (14), ocorrerá a apresentação da proposta da realização de atividades educacionais não presenciais, orientações de rotinas pedagógicas para o ensino fundamental, assim como a formação para os professores. Serão formações específicas voltadas para o programa Aprova Brasil (professores de português e matemática); bem como formação para os professores das demais áreas do conhecimento para a elaboração dos roteiros de estudos; formação para o programa de Educação para o Trânsito; e formação para o programa Vamos Aprender.

Na terça e quarta-feira, dias 15 e 16, serão elaborados os roteiros de estudos, que serão retirados pelos estudantes/responsáveis, nas suas respectivas unidades de ensino ou na rota do transporte escolar nos dias 17 e 18. Juntamente com os roteiros, os estudantes/responsáveis vão retirar os livros de português e matemática (Aprova Brasil) e os livros de Educação para o Trânsito, que vêm para reforçar o conteúdo do ensino fundamental. Com os roteiros e livros em mãos, os estudantes darão início à execução das atividades propostas.

Material exclusivo

Com o objetivo de desenvolver competências pedagógicas e melhorar o ensino ofertado aos estudantes do ensino fundamental, o Governo do Tocantins aderiu ao programa Aprova Brasil. A iniciativa é uma realização da Seduc com a Editora Moderna e oferecerá material pedagógico, de língua portuguesa e matemática, específico; formação para os professores e acompanhamento dos resultados por meio de uma plataforma exclusiva.

"O Programa vem como uma ferramenta de extrema importância para fortalecer o ensino não presencial aos estudantes do ensino fundamental, visto que se trata de um material totalmente adaptado para este momento desafiador que vivenciamos devido à pandemia", enfatizou a secretária.

Além do Aprova Brasil, a Seduc aderiu ao programa Vamos Aprender, criado por diversas instituições públicas e privadas, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Com o Vamos Aprender, os estudantes terão acesso a recursos educacionais digitais que visam promover a interatividade e a integração das diferentes linguagens e mídias. Os conteúdos serão veiculados em emissoras de televisão, rádio e ainda disponibilizados em plataformas digitais.

Apoio aos municípios

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes afirmou que tem mantido um diálogo constante com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Tocantins), entidade que representa as secretarias municipais de educação, visando contribuir para a retomada das aulas também nos municípios, sempre respeitando a autonomia destes, conforme explicou a titular da pasta, Adriana Aguiar.

"A Undime já nos apresentou um planejamento de retorno das aulas nas redes municipais e à medida que os municípios forem colocando em prática este plano, a Seduc está à disposição para apoiá-los", ressaltou.

Ensino Médio

A retomada das aulas para o ensino médio de forma não presencial foi executada por etapa e de forma gradual. Em 29 de junho, retomaram as aulas os estudantes da 3ª série e, em 10 de agosto, foi a vez dos alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio retomarem seus estudos, seguindo as recomendações de segurança determinadas pelas organizações de saúde.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.