Rede pública

Governo habilita 42 novos leitos de UTI em Araguaína e Palmas para pacientes da covid-19

Novas unidades começam a funcionar imediatamente.

Por Redação
Comentários (0)

09/05/2020 10h50 - Atualizado há 3 anos
Leito de UTI

O Governo do Tocantins conseguiu a habilitação, junto ao Ministério da Saúde (MS), de 42 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da Covid-19.

Em Araguaína foram habilitados 10 unidades no Hospital Dom Orione e outras 10 no Hospital Regional. Em Palmas, são 16 leitos no Hospital Geral (HGP) e outros seis no Hospital Infantil Público (HIPP).

Esse número, segundo o Governo, irá aumentar em curto prazo com ampliação de novos leitos de UTI Covid-19 no HRA, onde a equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está instalando novos respiradores.

Conforme o secretário da Saúde Edgar Tollini, a formalização dos novos leitos é apenas uma fase do trabalho árduo da Gestão Estadual no enfrentamento à covid-19. “Temos trabalhado junto ao Ministério da Saúde em busca de recursos e apoio e temos levado esse apoio aos municípios. Neste momento, temos contado com o compromisso de diversas instituições e de toda equipe da secretaria que como sempre tem procurado fazer o melhor trabalho para atender a população tocantinense”, destacou.

De 2016 a 2018, Edgar Tollini atuou no Ministério da Saúde como diretor de Atenção Hospitalar Urgência e Emergência, função responsável pela habilitação de leitos.

A farmacêutica Renata Siqueira, que é do grupo de risco para a covid-19, disse que a notícia da ampliação de leitos traz um alívio. “Apesar de toda preocupação e precaução que a gente toma, saber que há mais locais em que podemos ser acolhidos caso tenhamos a doença e complicações por causa dela, é muito bom, fico feliz em saber que a gestão está tomando providências”, afirmou.

Habilitação

Todos os leitos de UTI Covid-19 serão geridos pela Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tiveram sua habilitação divulgada pelo MS, no Diário Oficial da União, através da Portaria Nº 1.120, de 6 de maio de 2020, publicada na Edição 87 do Diário, desta sexta-feira (8).

As habilitações atendem a Portaria nº 568/GM/MS, de 26 de março de 2020, que autoriza em caráter emergencial, a habilitação temporária de leitos de UTI, para uso exclusivo de pacientes de covid-19, pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Ocupação

Com a ampliação do número da oferta, o Governo disse que o sistema de saúde tem 35,7% de ocupação de leitos SUS (em funcionamento), com 15 pacientes internados em UTI das unidades geridas pelo Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.